Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Política 19/04/2021

Câmara aprova em definitivo e 'kit covid' segue para sanção ou veto

Polêmico projeto passou em definitivo pelo Legislativo com 11 votos favoráveis, 5 contrários e uma abstenção nesta segunda-feira (19)

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Câmara aprova em definitivo e 'kit covid' segue para sanção ou veto

O Projeto de Lei nº 35\2021, que trata do chamado 'kit covid' em Ponta Grossa, foi aprovado em definitivo na sessão desta segunda-feira (19) da Câmara. Foram 11 votos favoráveis, 5 contrários e uma abstenção. Agora, a matéria segue para sanção ou veto da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD).

De acordo com a matéria, o 'kit covid' poderá ser receitado por médicos em Ponta Grossa e a oferta dos medicamentos será feita pelo Governo Federal, via SUS, ou através de parcerias com o setor privado.

Durante o trâmite da matéria, vereadores contrários à iniciativa questionaram o uso de recursos do Município para a aquisição dos medicamentos do kit, que engloba, entre outros, a cloroquina e a ivermectina. Assim, o projeto recebeu emenda dos próprios autores, que retiraram a obrigação da Prefeitura em adquirir e fornecer os medicamentos.

Na prática, os médicos já têm autonomia, conferida pelo Conselho Federal de Medicina, para receitar medicamentos que integram o 'kit covid'. O que muda é que poderão ser firmadas as chamadas parcerias público-privadas para ofertar os remédios de forma gratuita aos pacientes.

Bloco Cristão

A matéria é uma proposição dos vereadores Leandro Bianco (Republicanos), Missionária Adriana (SD), Felipe Passos (PSDB) e Léo Farmacêutico (PV), que formam o Bloco Cristão. Os principais críticos da proposta foram os vereadores Geraldo Stocco (PSB) e Josi do Coletivo (Psol).

"Esses medicamentos vão sim auxiliar no tratamento contra a Covid em Ponta Grossa. Ficamos felizes por levar esperança aos ponta-grossenses", afirmou Bianco.

"Vamos ingressar na Justiça caso essa proposta seja sancionada pela prefeita, pois não existe comprovação científica e a ciência precisa ser respeitada", disse Josi.

Médico se abstem

A única abstenção na votação chamou a atenção por ser de um médico. Dr. Erick Camargo (PSDB) optou por não votar nem a favor e nem contrário. Na primeira discussão, na quarta-feira (14), o vereador tucano não esteve na sessão por questões particulares.

Em seu discurso, Dr. Erick disse não concordar com as críticas que os colegam que apresentaram a proposta receberam de parte da população, via redes sociais ou por meios da imprensa, mas disse entender que a discussão envolvendo o uso de medicamentos para tratamento da Covid-19 precisa ficar restrita a órgãos ligados à medicina.

Em síntese, o médico se absteve por não concordar com a politização do tema. Ele também defendeu a autonomia para os médicos receitarem os remédios que acharem necessários aos pacientes.

Confira como votou cada parlamentar:

 

Favoráveis

Daniel Milla (PSD)

Divo (PSD)

Ede Pimentel (PSB)

Felipe Passos (PSDB)

Filipe Chociai (PV)

Jairton da Farmácia (DEM)

Paulo Balansin (PSD)

Leandro Bianco (Republicanos)

Léo Farmacêutico (PV)

Missionária Adriana (SD)

Pastor Ezequiel (Avante)

 

Contrários

Geraldo Stocco (PSB)

Izaías Salustiano (PSB)

Joce Canto (PSC)

Josi do Coletivo (Psol)

Julio Kuller (MDB)

 

Abstenção

Dr. Erick (PSDB)

 

*Dr. Zeca Raad (PSL) não compareceu à sessão com justificativa médica (ele votou favorável na primeira discussão)

**O vereador Valtão (PRTB) não tem comparecido às sessões por estar em prisão domiciliar e licenciado do cargo

 

Foto: Luiz Lacerda\Câmara

que