Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Ponta Grossa 14/07/2021

Professores da UEPG se destacam em produção científica de odontologia no Brasil

Alessandro Loguercio e Alessandra Reis fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 2016

Ouça a notícia Ouça a notícia – Tempo de leitura aprox. --
Professores da UEPG se destacam em produção científica de odontologia no Brasil

O curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu destaque nesta semana, com os professores Alessandro Loguercio e Alessandra Reis posicionados entre os pesquisadores científicos mais produtivos nesta área, no Brasil. Alessandro é primeiro lugar no ranking da plataforma Scival, que apresenta métricas da produção científica e possui como fonte de dados a base bibliográfica Scopus, maior base de resumo e citações da literatura, com revisão por pares.

Ambos fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UEPG, que desde 2016 é nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Nada se constrói sozinho, de acordo com Alessandro, que é professor da universidade há 16 anos e acompanhou a criação do PPGO. “Me sinto muito feliz com este dado, mas isso é consequência de um trabalho conjunto de alunos e professores da pós-graduação, somos um grupo muito unido”, disse.

“Vamos continuar trabalhando pela qualidade das nossas produções. Esse resultado é importantíssimo para mantermos a avaliação da Capes. A Pós-graduação em Odontologia da UEPG é a única do Paraná com conceito 5 na avalição da Capes", acrescentou.

“Estar entre os dez pesquisadores da nossa área é fruto de um trabalho que nunca é individual. Isso não reflete o meu trabalho e do Alessandro, mas, também, de um grupo de pessoas”, ressaltou Alessandra Reis.

Assim como Loguercio, ela destacou a importância da participação dos alunos da pós-graduação para a conquista. Atualmente, o programa conta com 23 alunos de mestrado e 49 de doutorado. “Os alunos são extremamente dedicados e isso tornou possível fazer uma produção cientifica que tivesse esse destaque. É um trabalho de equipe e isso nos deixa muito felizes”, acrescentou.

Universidade pública

O professor Loguercio enfatizou, ainda, as condições ofertadas pela universidade. “Se não tivéssemos estrutura, equipamentos, apoio institucional e uma pós-graduação bem estruturada, sem dúvidas não chegaríamos a isso”, afirmou.

“A UEPG nos recebeu de braços abertos e nos deu condições de trabalhar com um curso de pós-graduação que permite a circulação de pesquisadores entre diversos laboratórios de pesquisas”, disse Alessandra.

Os professores ainda destacaram as pessoas envolvidas na criação do PPGO, em 2002, na UEPG. Ela lembrou que quase toda a pesquisa cientifica brasileira é feita dentro das universidades.

“Diferentemente de outros países, onde pessoas são pagas para fazer pesquisas, aqui fazemos sem que todos os alunos recebam ajuda de custo. É algo difícil, mas ao mesmo tempo muito prazeroso”, disse.

De acordo com Loguercio, a universidade pública precisa se esforçar cada vez mais para produzir ciência de qualidade. “É ainda mais importante nos esforçarmos, por estarmos fora do eixo Rio-São Paulo, e ainda sermos uma cidade do Interior do Paraná. Por todos esses fatores, essa conquista é ainda mais relevante para nós”, completou.

Histórico de conquistas

O curso de Odontologia da UPEG já figura nos principais rankings nacionais e internacionais. Em 2020, ambos os professores também foram apontados entre os principais pesquisadores da área, conforme ranking produzido pela empresa britânica Mendeley. Todos já constaram neste ranking anteriormente e são bolsistas-produtividade do CNPq. (Com assessoria)