Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Política 29/06/2022

AMCG recebe Plano de Desenvolvimento Integrado

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) recebeu nesta quarta-feira (29) o Plano de Desenvolvimento Integrado Regional do Programa Paraná Produtivo

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
AMCG recebe Plano de Desenvolvimento Integrado

Mais protagonismo para a região. A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) recebeu nesta quarta-feira (29) o Plano de Desenvolvimento Integrado Regional do Programa Paraná Produtivo. A secretária estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes, Louise Garnica, esteve presente durante reunião ordinária da AMCG e destacou a ação do Governo na região.

“O Estado está fortalecendo as governanças. Com o programa, vamos explorar o que há de melhor em cada região”, ressalta, contando que o documento entregue contém estratégias e ações para estruturar e potencializar a economia da região, com foco no desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios.

Nos Campos Gerais, a produtividade agropecuária, e também as potencialidades dos municípios, estão entre os destaques, e devem pautar as ações da governança que será formalizada nos próximos dias. “O Programa Paraná Produtivo vem ao encontro da missão da AMCG: o desenvolvimento e o protagonismo regional”, exulta o presidente da entidade e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro. 

Conforme o presidente, com a participação da sociedade civil organizada, o Plano Regional prioriza as áreas que devem receber recursos.

“Percebemos pela ampla participação dos gestores - representantes dos 19 municípios participaram das oficinas -, o anseio por esse desenvolvimento regional”, comemora. “Nossa região é riquíssima, com o protagonismo em diversas produções agropecuárias, como soja, trigo, leite, mel, tomate e tabaco. Estamos na liderança, não só no Estado, mas no país”, dispara.

O coordenador do Programa, Marcelo Percicotti, também evidenciou as potencialidades.“A região dos Campos Gerais tem um imenso potencial industrial e no agronegócio. Isso se reflete nos vultosos investimentos que estão sendo feitos em Telêmaco Borba, Ortigueira, Ponta Grossa e Castro”, acrescenta.

O Paraná Produtivo tem atuação em quatro eixos, sendo infra-estrutura, sistemas produtivos, pessoas, e governança e gestão. Na região, o fortalecimento da agroindústria e agricultura familiar foi elencada como primeira ação. “Esperamos ampliar e melhorar nossas cadeias produtivas. Queremos otimizar o que já temos e mapear o que ainda precisamos implementar”, revela Carneiro. 

O Programa está em andamento com uma comissão provisória formada por poder público, privado, sociedade civil e academia. Nos próximos dias, a diretoria deve ser eleita.

Caminhos dos Campos Gerais

O anuário Caminhos dos Campos Gerais teve a sua 13ª edição lançada durante reunião da AMCG. Com o tema “A Força do Agro”, a publicação traz os indicadores de 31 municípios. “Os livros publicados pelo Grupo ARede ao longo desses anos retratam o crescimento de nossa região. Já foram diversos os temas abordados. Este ano colocamos na vitrine o agronegócio, segmento que sustenta os Campos Gerais”, explica o diretor do Grupo, Eloir Rodrigues.

Para o presidente da AMCG, publicações que evidenciam o que há de melhor nos Campos Gerais são essenciais. “O anuário é uma ferramenta que os gestores podem utilizar para otimizar os recursos, e buscar novos investimentos”, avalia.

Anfitrião do evento desta quarta-feira, o vice-prefeito de Ponta Grossa, Saulo Hladyszwski, enfatizou a pujante economia da região. “Essa vocação já é secular em nossos Campos Gerais”, finaliza. (Com assessoria)