Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Política 06/07/2022

Bolsonaro recebe presidente da AMCG

Prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, foi um dos convidados do encontro com o presidente da República, que ocorreu na terça-feira (5) após a Mobilização Municipalista na capital do país

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Bolsonaro recebe presidente da AMCG

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu no final da tarde de terça-feira (5) um grupo seleto de prefeitos no Palácio Alvorada. “Os municípios pequenos ganharam voz”, exultou o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro. O representante da região foi um dos convidados do encontro, que ocorreu após a Mobilização Municipalista na capital do país. 

Antes disso, Bolsonaro já havia se reunido com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e lideranças municipais. “Tratamos de temas como saúde, educação, investimentos, programas sociais e destinação de recursos”, elencou Carneiro. 

Bolsonaro ouviu alguns dos representantes municipais, que levaram suas demandas. Prefeita do município paranaense de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, destacou a área da saúde. “Os valores desatualizados do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), e a importância dos programas do Governo para os municípios pequenos foram tratados”, explicou o presidente da AMCG.

Para o representante da região dos Campos Gerais, a aproximação com todas as esferas é importantíssima para os municípios que contam com poucas possibilidades de recursos. “Essa mobilização em Brasília nos mostrou que vamos passar por períodos difíceis. O diálogo é fundamental para tentarmos sanar, e continuar administrando nossos municípios da melhor maneira possivel”, avalia.

Em reunião com a CNM, o presidente da República se comprometeu em apoiar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015. Pauta prioritária do movimento municipalista, o texto proíbe a criação de encargos aos Municípios sem a indicação da fonte de custeio.

“O parlamentar que se candidatar a governador ou prefeito daqui dois anos vai sentir na pele o que vocês passam. E não é fácil enfrentar o que vocês enfrentam e o que eu enfrento aqui com teto de gastos”, reconhece Bolsonaro. (Com assessoria)