Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Política 21/09/2022

Falta uma semana para licitação da Ponte de Guaratuba, ressalta Ratinho Junior

Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Falta uma semana para licitação da Ponte de Guaratuba, ressalta Ratinho Junior

O governador Ratinho Junior lembrou nesta quarta-feira (21), em entrevista na Jovem Pan Maringá e em encontro no Sinduscon Londrina, que falta apenas uma semana para o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizar a sessão de disputa de lances da licitação de elaboração dos projetos e da execução da Ponte de Guaratuba, no Litoral, um dos projetos mais emblemáticos da sua gestão.

“Essa é uma obra emblemática para o nosso litoral porque promove uma conexão prometida há décadas no Estado e que nós conseguimos tirar do papel depois de muito trabalho. Fizemos os estudos ambientais, de viabilidade e escolhemos a melhor alternativa para Matinhos e Guaratuba, além de separar os recursos do orçamento. Estamos ansiosos para tirar esse grande projeto do papel”, disse Ratinho Junior.
 
A obra terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com 3 metros de largura, e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.
 
Também estão previstas intervenções nas vias de acesso à ponte. Na margem norte, a PR-412 será alargada para ambos os lados para facilitar o encaixe na ponte, com execução de muros de contenção para proporcionar o desnível necessário entre o pavimento existente e o tabuleiro. Também será implantado um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.
 
Na margem sul está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes.
 
Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros.
 
Edital

O edital da licitação e todos os anexos, incluindo o anteprojeto da obra, estão disponíveis no portal Compras Paraná.
 
Empresas e consórcios interessados vão competir no portal www.licitacoes-e.com.br a partir das 14h30min do dia 28, oferecendo valores cada vez menores, até um tempo limite ser atingido, quando será declarada arrematante quem tiver feito a oferta mais vantajosa para a administração pública.
 
A licitação da nova Ponte de Guaratuba acontece na modalidade Contratação Integrada, sendo a primeira iniciativa do DER/PR utilizando a Lei Federal 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), regulamentada pelo Decreto Estadual nº 10.086/2022.

Conforme previsto na lei, o orçamento é sigiloso, visando compelir as participantes a analisar cuidadosamente os documentos da licitação e anteprojeto da obra para elaborar suas propostas de preços. Os recursos são do Governo do Estado.
 
O prazo total estimado para execução é de 32 meses, sendo dois meses para obtenção de licença ambiental, seis meses para elaboração de projetos e 24 meses para os serviços da obra. (Com assessoria)