Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Ponta Grossa 05/05/2023

Ponta Grossa amplia rede de ações que envolvem Educação e Segurança

Foi realizada nesta sexta-feira (5) uma formação com diretores dos CMEIs e Escolas Municipais

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ponta Grossa amplia rede de ações que envolvem Educação e Segurança

Dando sequência às atividades que ampliam a rede de proteção à comunidade escolar, especialmente às crianças e servidores das unidades de ensino de Ponta Grossa, a Prefeitura realizou nesta sexta-feira (5) uma formação com diretores dos CMEIs e Escolas Municipais. Foram abordadas as ações desenvolvidas em Segurança Pública e Educação para promover os cuidados e garantir o direito de estudar.

As ações foram detalhadas pela secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, pelo vice-prefeito, Saulo Hladyszwski, e pela secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves. Entre os destaques estão o patrulhamento preventivo, as parcerias com a comunidade e a aquisição de câmeras para equipar todas as unidades. CMEIs e Escolas poderão realizar a compra de equipamentos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola, do Governo Federal, que está em processo de liberação.

“Estamos intensificando todos os processos para implementar novos procedimentos, novas tecnologias, inclusive de inteligência artificial, para ajudar na promoção da segurança das escolas e no entorno escolar”, observa a secretária Tânia, que citou como exemplo o projeto Vizinhança Segura, lançado pela prefeita Elizabeth Schmidt. Ela acredita que a cidade sai fortalecida após os acontecimentos das últimas semanas, que criaram uma sensação de insegurança na população após o ataque a uma escola em Blumenau (SC).

“Estamos saindo fortalecidos, escolas e segurança pública. As ações estavam já sendo realizadas, estudadas, e nesse período elas foram intensificadas. Aprendemos muito com tudo o que aconteceu nas últimas semanas e aceleramos várias ferramentas que estavam em processo de implementação”, conta a secretária.

O vice-prefeito Saulo detalhou as atividades da Ronda Comunitária Escolar Municipal. “Este projeto já está em andamento e garante a maior participação da comunidade, promovendo ações preventivas e garantindo maior segurança para todos”, observa Saulo.

A secretária Simone Pereira Neves elogiou as ações das unidades escolares no último dia 20, quando foram realizadas ações voltadas para a paz e a segurança, com a participação de alunos e de familiares, aproximando a escola da comunidade.

“Com estas ações estamos tratando a causa dos problemas, e não apenas os sintomas. Nossas escolas desenvolvem uma cultura de paz”, afirma Simone. Ela também destacou o papel das equipes gestoras e professores contra a desinformação e as fake news que promovem a insegurança, além dos investimentos em infraestrutura e a necessidade de prevenir a infrequência dos alunos, garantindo o direito de estudar.

Educação lança comitê para ações em Segurança

Também nesta sexta, a SME usou o encontro para anunciar aos diretores a criação do Comitê para o Gerenciamento das Ações de Prevenção à Violência e de Segurança nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa. O Comitê prevê a criação de uma Comissão em cada escola, visando acompanhar, difundir e desenvolver as ações relacionadas à segurança nas unidades escolares.

A apresentação foi feita pela secretária Simone Pereira Neves. “Este é um mecanismo que já utilizamos durante o período da pandemia, para acompanhamento e a tomada de medidas rápidas e eficientes dentro daquele contexto. Hoje criamos um comitê para a área de segurança, que foi uma demanda surgida na sociedade e que gera impactos na educação. O objetivo é proteger, sempre, nossas crianças e servidores, garantindo o direito a uma rotina educacional tranquila, de paz e com segurança”, conta Simone. (Com assessoria)