Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Cidades 06/06/2023

Imbaú se prepara para início do Qualicis

Com objetivo de reduzir a mortalidade materno infantil, o município de Imbaú está preparando profissionais para o início das novas Linhas de Cuidado à Saúde

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Imbaú se prepara para início do Qualicis

Com objetivo de reduzir a mortalidade materno infantil, o município de Imbaú está preparando profissionais para o início das novas Linhas de Cuidado à Saúde. Entre elas, a Linha de Cuidado Materno Infantil. Treinamento realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), na última semana, orientou equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os serviços, que irão iniciar com a implantação do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Qualicis). “Acrescenta muito para nosso município tudo o que o CimSaúde oferece”, destaca a secretária municipal, Maria Aparecida Mendes Affonso.

A capacitação com alinhamento do Qualicis foi realizada em Tibagi, Ortigueira e Imbaú, municípios da 21ª Regional de Saúde que aguardam o início do Programa. “O Qualicis tende a melhorar a qualidade dos serviços, o atendimento aos pacientes e a redução da mortalidade materno infantil”, aponta a enfermeira Vanessa Malinoski.

Hoje, em Imbaú, são realizados em torno de 200 atendimentos em Pediatria, e 100 de Ginecologia, fora aqueles das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). “Este número se refere ao atendimento geral. Ainda vamos realizar a estratificação dos pacientes que serão encaminhados ao Consórcio”, esclarece a enfermeira.

Diretora do CimSaúde, Pâmella Costa destaca a aproximação com os municípios, por meio das capacitações frequentes e reuniões. “Além das novas Linhas de Cuidado, com atendimento multiprofissional, o Qualicis prevê constante aprimoramento do pessoal, tanto da Atenção Primária, quanto da Ambulatorial”, revela. “Este contato direto é importantíssimo para o bom funcionamento do Programa”, acrescenta.

Além da equipe municipal e do Consórcio, participaram do encontro, o chefe da 21ª Regional de Saúde, Roberto Amatuzzi Franco, e os profissionais que atuam como referências técnicas, Angelica Estrada Heringer, Leo Suvinski e Renata Mendes, que também atua como chefe da Divisão de Atenção e Gestão em Saúde (DVAGS). (Com assessoria)