Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Política 06/06/2023

Prudentópolis: asfalto, UTI e novas escolas dão o tom da gestão de Osnei Stadler

O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, é o entrevistado na série com chefes de Executivo dos municípios dos Campos Gerais e Centro Sul do Paraná

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prudentópolis: asfalto, UTI e novas escolas dão o tom da gestão de Osnei Stadler

Ceres Regina de Aguiar Vieira, especial para os Blogs do Doc.com e do Johnny

Faltando 20 meses para o término do mandato dos prefeitos eleitos e reeleitos, muitos foram e ainda são os desafios daqueles que iniciaram a gestão em meio à pandemia da Covid-19 e que mudou o cenário mundial, afetando o dia a dia das pessoas, os rumos da economia, e claro, a administração dos municípios. Paralelo a isso, o Brasil viveu eleições para Governo do Estado e Presidência da República, assistiu a uma onda crescente de ataques a escolas e está na expectativa de novos rumos para a economia.

Os Blogs do Doc.com e do Johnny conversaram com os prefeitos que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) para saber como cada um enfrentou essas situações, o que fez e quais as expectativas para esses meses que ainda têm pela frente. Dando sequência a série de reportagens, a entrevista de hoje (5), é com o prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler.

BD/BJ - O senhor já completou pouco mais de dois anos de mandato. Quais foram as maiores dificuldades e as maiores conquistas da administração até agora?

Osnei Stadler - Iniciamos a gestão com a pandemia que estava no auge, tivemos bastante obstáculos, entretanto, conseguimos administrar muito bem esse período e tivemos êxito no controle da pandemia. As conquistas foram muitas, estamos elevando o Município cada dia mais, seja em infraestrutura como por exemplo mais de 120 quadras de pavimentação e recape asfáltico que estão em execução, por meio do programa “Minha rua melhor”. Estamos com mais de oito quilômetros de pavimentação poliédrica sendo realizados no interior, além de outras atividades diárias no interior do Município para trazer mais qualidade de vida e de locomoção a todos.

Na saúde saltamos de 17 para 26 médicos somente em nossa gestão, além da instalação da UTI, que era um sonho de todos. Tiramos do papel e já está em execução desde a pandemia e tem feito total diferença. No setor da educação estamos com trabalhando constantemente, seja na entrega de uniformes para todos os alunos, reformamos e ampliamos mais de 40 escolas, estamos construindo um novo Centro Municipal de Educação Infantil, ou seja, temos essas e tantas outras conquistas que consideramos muito marcantes.

BD/BJ - Qual foi o impacto da pandemia na arrecadação do município e no repasse dos recursos federais e estaduais e como a administração lidou com isso?

Osnei Stadler - Foi um período atípico e tivemos que controlar os gastos, mas sempre tivemos o controle das finanças. Por mais que tenha sido difícil, conseguimos manejar bem para que não ficar no vermelho.

BD/BJ - Os municípios foram impactados com a onda de ameaças de violência contra as escolas. Como a administração está trabalhando para garantir a segurança?

Osnei Stadler - Realmente foi uma situação lastimável que ocorreu, ficamos muito preocupados, mas sempre tivemos as escolas com ótimas estruturas físicas, o que automaticamente gera mais segurança. Mesmo assim, contratamos por licitação uma empresa de segurança para boa parte das escolas e além disso, juntamente com a Polícia Militar e a Guarda Municipal elaboramos estratégias importantes para proteger as escolas, com rondas minuciosas e o botão do pânico nas escolas, caso houvesse uma possível invasão ou algo do gênero.

BD/BJ - Das metas de campanha, quais o senhor conseguiu alcançar?

Osnei Stadler - Tivemos diversas frentes que nos comprometemos e conseguimos até o momento realizar boa parte já, entre elas, a UTI, o nosso parque industrial que já está prestes a receber a licença ambiental e iniciar os serviços de infraestrutura hidráulica e elétrica, deixando-o apto para as empresas se instalarem no local.

BD/BJ - Qual o maior desafio dessa gestão ainda por vencer?

Osnei Stadler - Passamos por muitos desafios, creio que todos são importantes, cada desafio superado gera uma grande recompensa para o desenvolvimento da cidade. Difícil pontuar um específico, mas cremos que o que vier pela frente, iremos vencer. Gosto de frisar com bastante convicção pois, temos uma equipe bem preparada e fazendo tudo correto e para o bem comum do munícipe e da cidade. Nós vamos longe.

BD/BJ - Nestes 20 meses que faltam para terminar o mandato, qual a sua expectativa e o que os munícipes podem esperar?

Osnei Stadler - Passa muito rápido quatro anos. É uma luta contra o tempo para desenvolver a cidade da melhor maneira possível, mas a expectativa é continuar aumentando o número na geração de empregos, de pessoas com cursos de capacitação que oferecemos à população de forma gratuita, como por exemplo de costura industrial, na infraestrutura do município tanto no urbano quanto no rural, na saúde que é um setor complexo. Estamos sempre atentos e trabalhando constantemente para evoluir e trazer a cada dia um trabalho mais humanizado.

BD/BJ - Como o senhor avalia a gestão do governador Ratinho Junior e do Presidente Lula?

Osnei Stadler - O governador Ratinho Junior é um grande parceiro, um grande líder, que possui um governo excelente, com grande profissionais e o Estado como um todo só tem a ganhar, pois todo o investimento, melhorias e o olhar individual que possui por cada município, só faz o nosso Paraná crescer. O governo federal possui bastante desafios e sabemos que existe uma complexidade em lidar após a troca de um governo que possui frentes diferentes, mas é importante confiar e desejar que seja feito o melhor para o Brasil e para a população, independentemente de partido político.

BD/BJ - Ano que vem é ano de eleição municipal, o senhor já tem definido se será candidato a reeleição ou já tem definido quem será o candidato do seu grupo?

Osnei Stadler - É algo que nesse período muitos começam a se perguntar e iniciam as movimentações. No momento não parei para analisar esse cenário, pois estamos focados em tantas demandas e nos trabalhos, que precisamos em breve alinhar o nosso futuro, mas independentemente disso, continuaremos sempre trabalhando em prol da nossa cidade da melhor maneira. Sozinho não conseguiria nada, sou muito grato a minha equipe que é a base da gestão.

 

Foto: Divulgação