Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024

Candidatos a federal, Sandro vai de Ratinho Jr, Aliel de Cida e Pauliki de Arruda para o Governo do Paraná

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Candidatos a federal, Sandro vai de Ratinho Jr, Aliel de Cida e Pauliki de Arruda para o Governo do Paraná

Encerrado o prazo das convenções partidárias no último domingo (05), Ponta Grossa terá mesmo três candidatos com grande densidade eleitoral na disputa pela Câmara Federal. Sandro Alex (PSD) e Aliel Machado (PSB) vão buscar a reeleição e Marcio Pauliki (SD) pretende deixar a Assembleia Legislativa e chegar a Brasília.

O cenário de apoio dos três em relação à disputa pelo Governo do Estado também ficou definido. Sandro Alex vai com Ratinho Junior, que é do mesmo partido, o PSD, e com quem mantém estreita relação política há anos no Paraná. Aliel Machado se aliou a Cida Borghetti (PP), desde que ela assumiu o Governo, em abril, e vai com ela para a eleição. Marcio Pauliki vai com o candidato do MDB, João Arruda, depois que o pedetista Osmar Dias desistiu de ser candidato.

Pauliki não teve muitas alternativas depois que Osmar saiu de cena. Acabou vendo as portas fechadas na coligação de Cida, já que Aliel chegou primeiro, e também na de Ratinho Junior, que é aliado de primeira hora de Sandro Alex. Sobrou João Arruda, sobrinho do senador e candidato à reeleição Roberto Requião (MDB), que criticou publicamente Pauliki, a quem atribuiu parte da culpa por não ter vingado a coligação com Osmar. Portanto, o ponta-grossense do Solidariedade deverá ser um 'estranho no ninho' dentro da coligação que contará, além do MDB, com PDT e PCdoB.

Votações

Não é à toa que Sandro, Aliel e Pauliki são considerados os principais candidatos a federal em Ponta Grossa e nos Campos Gerais.

Em 2014, Sandro Alex conquistou seu segundo mandato com um total de 116.909 votos, sendo que destes, 43.786 votos foram obtidos em Ponta Grossa. Ele foi o 14º mais votado para federal no Paraná e se elegeu pelo PPS.

Aliel Machado chegou ao seu primeiro mandato com 82.886 votos, alcançando 61.095 votos em Ponta Grossa. Foi a maior votação para eleição proporcional na história da cidade. Aliel foi candidato em 2014 pelo PCdoB, sendo o 23º mais votado no Estado.

Por sua vez, Marcio Pauliki conquistou a cadeira na Assembleia Legislativa com um total de 62.762 votos, filiado ao PDT. Desta votação, obteve 42.831 votos em Ponta Grossa, ficando na 12ª posição entre os mais votados. Agora, entra na disputa direta com Sandro Alex e Aliel Machado para chegar a Brasília.

A tendência, pelo histórico de votação, é de que os três encabecem as votações em Ponta Grossa. Entretanto, será necessário obter muitos votos em outros municípios para conseguir a eleição.

Fotos: Portal aRede!