Fechar
Sábado, 27 de abril de 2024
Sábado, 27 de abril de 2024
Destaques TV Doc 08/10/2019

Robson Xavier destaca avanços na 3ª Regional de Saúde

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Robson Xavier destaca avanços na 3ª Regional de Saúde

O chefe da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, Robson Xavier, recebeu a reportagem do Doc.com na tarde desta terça-feira (08) para uma conversa. À frente da instituição estadual desde 1º de março, Xavier elenca pelo menos quatro grandes avanços conquistados até o momento: 1) ampliação de consultas com especialistas e de realização de exames de ressonância magnética; 2) Diminuição de viagens para consultas em Curitiba; 3) Reforma do prédio do Hemonúcleo, para melhorar as condições de doação de sangue; e 4) Retomada das obras da nova farmácia de distribuição de medicamentos, que fica no terreno da 3ª Regional.

Em relação à ampliação de consultas, uma demanda reprimida nas áreas de cardiologia e ortopedia vem sendo absorvida por meio de parcerias com hospitais de Ponta Grossa e também de Campo Largo, no Hospital do Rocio, que oferta mais de 1.200 consultas nessas duas especialidades. Na questão dos exames, o crescimento na oferta foi na modalidade da ressonância magnética, através de parcerias com a iniciativa privada, o que facilita no diagnóstico clínico.

Com a ampliação na oferta das consultas com especialistas, mesmo com as viagens para o hospital de Campo Largo, foi possível diminuir a necessidade de deslocamentos para atendimentos fora dos 12 municípios de abrangência da 3ª Regional, que engloba uma população de cerca de 650 mil pessoas.

A reforma do Hemonúcleo, também conhecido como Hemepar, é uma demanda antiga da área da saúde. O projeto para a realização das obras é de 2014, mas somente com o início do novo governo estadual será tirado do papel. Segundo Xavier, as obras estão previstas para começar em novembro.

Ainda no campo das obras, o chefe da Regional destaca que está tudo certo para a retomada da construção de uma nova estrutura para a farmácia, que fica no mesmo terreno da sede da Regional, em frente ao antigo hospital da Unimed, na Rua Dr. Paula Xavier. A construção iniciou, mas está parada desde 2017.

Veja abaixo a entrevista concedida ao Doc.com por Robson Xavier:

Mais entrevistas no nosso canal no YouTube.