Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política 23/12/2020

Justiça revoga prisão de Ricardo Zampieri por inexistência de provas

A alegação depois de concluída a investigação é de que não existem provas contra Ricardo Zampieri. O presidente da AMTT, Roberto Pelissari, também foi solto. Os demais alvos da Operação do Gaeco continuam presos

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Justiça revoga prisão de Ricardo Zampieri por inexistência de provas

O juiz Matheus Ramos Moura decidiu soltar o vereador Ricardo Zampieri (Republicanos) no início da tarde desta quarta-feira (23), após acatar parecer assinado pelo promotor de Justiça Antônio Juliano Souza Albanez e pelo delegado Flávio Zanin, responsável pelas investigações da Operação Saturno, do Gaeco. A alegação depois de concluída a investigação é de que não existem provas contra Ricardo Zampieri, preso durante a Operação deflagrada no último dia 15 de dezembro.

As informações foram passadas ao Blog pelos advogados de defesa do vereador, João Manoel Grott e Jorge Sebastião Neto. Segundo eles, tanto o promotor quanto o delegado do Gaeco não viram motivos para transformar a prisão temporária em preventiva, diante do fato de não ter ficado comprovado irregularidades na conduta do parlamentar que justificassem a manutenção da prisão.

De acordo com o advogado João Manoel Grott, Ricardo Zampieri só teve a prisão temporária decretada pelo fato de a promotoria acreditar que, por de ser radialista e vereador presidente da CPI que investigou o contrato do EstaR Digital, poderia influenciar de alguma forma na investigação.

"Entretanto, com a conclusão da investigação, nada foi encontrado contra o vereador Ricardo Zampieri, levando a promotoria solicitar e o juiz acatar a revogação da prisão temporária", explica Grott, enfatizando que a prisão temporária (de cinco dias) havia sido prorrogada porque as investigações ainda não haviam encerrado.

Ricardo Zampieri já está em Ponta Grossa, depois de cumprir a determinação judicial nos últimos dias no Complexo Médico Penal, em Pinhais.

O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Roberto Pelissari, que também estava preso temporariamente na mesma Operação, foi outro que teve a prisão revogada por falta de provas.

Ainda permanecem presos no CMP os empresários da Cidatec, Alberto Abujamra Neto e Antônio Carlos Domingues, outro empresário ligado ao grupo, Celso Ricardo Madrid Finck, e o vereador Valter José de Souza (PRTB), o Valtão. O empresário e comunicador João Barbiero está em prisão domiciliar por questões de saúde.