Fechar
Domingo, 28 de abril de 2024
Domingo, 28 de abril de 2024
Política 28/01/2021

Elizabeth abre diálogo com vereadores da Oposição pelo "desenvolvimento de PG"

Prefeita recebeu vereadores oposicionistas nesta quinta-feira (28) para ouvir demandas e estabelecer primeiro diálogo em prol de Ponta Grossa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Elizabeth abre diálogo com vereadores da Oposição pelo "desenvolvimento de PG"

Três dos seis vereadores tidos como opositores ao Governo Elizabeth Schmidt (PSD) estiveram em reunião com a prefeita nesta quinta-feira (28). Foi um primeiro diálogo da nova chefe do Poder Executivo com os parlamentares que devem fazer Oposição no Legislativo.

"Recebi hoje para um café novos convidados: os co-vereadores Josi e Stefaniak, do PSOL; Isaías Salustiano, do PSB e Geraldo Stocco, do PSB. Estamos construindo pontes, afinando o diálogo e discutindo em aberto, às claras, as nossas ações. Temos um interesse em comum: o desenvolvimento de Ponta Grossa! E essa abertura ao diálogo é simbólica desse desejo conjunto. Uma relação de respeito e de franqueza é o que todos queremos e precisamos. Foi uma reunião muito agradável e produtiva, e pudemos antecipar algumas de nossas propostas que logo irão para apreciação da Câmara. Esse é o nosso jeito. A mudança não pode parar", escreveu a prefeita em post no Instragram, juntamente com as fotos do encontro.

Izaías Salustiano

Para o vereador Izaías Salustiano (PSB), a reunião foi satisfatória para saber o que pensa a prefeita na condução dos trabalhos no Executivo, bem como para expor demandas. "Pudemos perceber o pensamento republicano que a prefeita pretende colocar em prática, o que entendemos ser o ideal para Ponta Grossa", disse Izaías.

Ele ressaltou ainda que pode tratar de algumas questões ligadas à reforma administrativa que deverá ser feita por Elizabeth neste início de gestão, e que precisará passar pela Câmara.

"Tivemos a garantia de que os secretários vão nos atender, sempre com diálogo, independente de partido. Isso é muito bom", afirma Izaías, emendando que irá fazer um mandato com responsabilidade e dentro da legalidade, com autonomia para propor mudanças e alterações em projetos enviado à Casa pela prefeita.

Josi do Coletivo

A vereadora Josi do Coletivo esteve na reunião acompanhada do advogado João Luiz Stefaniak, que integra a bancada coletiva do PSOL. Ela disse "ter sentido disposição para o diálogo" nesta primeira conversa com a prefeita e que o encontro também serviu para colocar alguns posicionamentos que o PSOL deverá adotar na Câmara.

De acordo com Josi, entre os assuntos tratados esteve o retorno às aulas na rede municipal, marcado para o próximo dia 18 de fevereiro em sistema híbrido (presencial e online). O PSOL é contra o retorno presencial sem a vacinação dos professores e profissionais da educação.

"Nós defendemos que as aulas presenciais só voltem depois da vacinação dos profissionais. Antes disso é um risco muito grande", declarou Josi. Ela enfatizou que em responsta ao seu questionamento, Elizabeth disse que sua equipe vai monitorar o avanço da pandemia e fazer uma nova avaliação sobre o retorno mais próximo da volta às aulas. Para Josi, a realidade da rede pública é diferente da rede privada, e essa questão precisa ser vista de forma mais aprofundada por Elizabeth.

O Blog não conseguiu contato com o vereador Geraldo Stocco (PSB), que também participou da reunião. O vereador Júlio Küller (MDB), Ede Pimentel (PSB) e Jocemeuri Canto (PSC) também foram convidados para o encontro.

Júlio Küller

Küller disse que não compareceu pelo fato de se considerar um vereador independente, e que não quer ser colocado como Oposição ou Situação. "Acho errado determinar quem é situação e quem é Oposição neste momento. Eu sou independente e não concordo com essa divisão em ouvir os vereadores em blocos", disse.

Ele entende que uma reunião com todos os parlamentares seria o mais correto neste momento. "Porém, estou aberto ao diálogo com a prefeita em outra oportunidade. Em breve devemos conversar", explicou, comentando que pretende fazer um mandato voltado ao "atendimento das pessoas".

Ede Pimentel

O vereador Ede Pimentel disse ao Blog que teve um compromisso no momento da reunião, mas que foi recebido por Elizabeth posteriormente. "Foi uma conversa bastante produtiva. Temos o objetivo em comum pelo bem de Ponta Grossa e vamos trabalhar nesse sentido", disse.

O Blog não conseguiu contato com a vereadora Jocemeuri Canto.

Foto: Reprodução Instagram