Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Política 15/02/2021

Câmara aprova nova Comissão Parlamentar Processante para avaliar denúncia contra Valtão

Na primeira votação da sessão ordinária inaugural de 2021, teve a aprovação de uma nova Comissão Parlamentar Processante (CPP) para avaliar denúncia que pede a cassação do vereador Valtão por quebra de decoro

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Câmara aprova nova Comissão Parlamentar Processante para avaliar denúncia contra Valtão

Com 16 votos favoráveis, foi aprovada a instalação de uma nova Comissão Parlamentar Processante (CPP) na Câmara Municipal de Ponta Grossa, para avaliar denúncia do PRTB que pede a cassação do vereador Walter José de Souza (PRTB), o Valtão, por quebra de decoro parlamentar.

Dos 19 parlamentares, dois não compareceram. O próprio Valtão, com atestado médico de Covid-19, e o vereador Dr. Zeca Raad (PSL), que justificou a ausência. Nesse tipo de votação o presidente da Casa, Daniel Milla (PSD), não participa, por questão regimental. Portanto, a aprovação foi unânime entre os presentes que podiam votar.

Valtão é acusado pelo partido de ter cometido quebra de decoro parlamentar, ao ter confessado ter recebido propina para direcionar relatório dentro da CPI que investigou o contrato do Estadionamento Regulamentado Digital (Estar Digital), em 2020. Valtão está em prisão domiciliar depois de ser alvo do Gaeco, na Operação Saturno, no último dia 15 de dezembro.

Por sorteio, a composição da CPP ficou da seguinte forma: Felipe Passos (PSDB), Izaías Salustiano (PSB) e Filipe Chociai (PV). Eles têm até 48 horas para definir o presidente e relator da comissão. Depois disso, começa a contar o prazo regimental para análise da denúncia, incluindo o depoimento do parlamentar.

No final de 2020, uma CPP também chegou a ser formada, mas como não havia tempo hábil para concluir o processo, agora foi necessário a aprovação de uma nova CPP.

Foto: Arquivo Doc