Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política 19/04/2021

Na Câmara, presidente da AMPG defende aprovação do 'kit covid'

O médico Francisco Pereira de Barros Neto, presidente da Associação Médica de Ponta Grossa, defendeu nesta segunda-feira (19), em pronunciamento na sessão da Câmara, a aprovação do chamado 'kit covid'

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Na Câmara, presidente da AMPG defende aprovação do 'kit covid'

O médico Francisco Pereira de Barros Neto, presidente da Associação Médica de Ponta Grossa (AMPG), defendeu nesta segunda-feira (19), em pronunciamento na sessão da Câmara, a aprovação do chamado 'kit covid' no Município.

Com 34 anos de experiência médica, Barros Neto foi convidado pelos autores do projeto que trata do assunto no Legislativo para emitir sua opinião acerca do tema. A proposta foi aprovada em primeira discussão na semana passada e está na ordem do dia para segunda votação nesta segunda-feira.

"Defendemos que o médico tenha autonomia para prescrever os medicamentos. Trata-se de medicamentos baratos e não vi nenhum trabalho que sustente malefício às pessoas", disse o presidente da AMPG, enfatizando que o assunto "precisa deixar de ser politizado" e que o uso deve ser sempre com a prescrição médica.

Barros Neto resaltou que a AMPG não concorda com a nomenclatura de 'kit covid'. Ele justifica que cada médico pode receitar medicamentos específicos, que não se trata necessariamente de um kit para cada um dos pacientes.

O presidente da AMPG explicou que o Conselho Federal de Medicina já garante autonomia para os médicos receitarem os medicamentos como cloroquina e ivermectina, mas que é importante a regulamentação em Ponta Grossa.

O projeto de autoria do Bloco Cristão, formado por Leandro Bianco (Republicanos), Missionária Adriana (SD), Felipe Passos (PSDB) e Léo Farmacêutico (PV), recebeu emenda dos próprios autores em que tira a obrigatoriedade de aplicação de dinheiro da Prefeitura na compra dos medicamentos, deixando a cargo do Governo Federal, via SUS, e também de parcerias com a iniciativa privada.

 

Foto: Luiz Lacerda\CMPG