Fechar
Quinta, 02 de maio de 2024
Quinta, 02 de maio de 2024
Política 01/07/2021

Proposta que vedava título de cidadania a detentores de mandato é barrada na Câmara

Proposta do vereador Julio Kuller obteve apenas 5 das 7 assinaturas necessárias para que pudesse passar a tramitar no Legislativo

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Proposta que vedava título de cidadania a detentores de mandato é barrada na Câmara

Impossibilitar que os vereadores ponta-grossenses concedam títulos de cidadania - honorária e benemérita - a pessoas no exercício do mandato. Este era o teor de uma proposta de Projeto de Resolução (parar mudar o Regimento Interno da Casa) apresentada em plenário na sessão de quarta-feira (30) pelo vereador Julio Kuller (MDB).

De acordo com Kuller, a intenção seria vedar que pessoas no exercício do mandato recebam a honraria, como uma forma de evitar que posteriormente possam colocar a imagem da Câmara e da cidade em xeque, caso protagonizem casos como de corrupção, por exemplo.

O próprio autor sentiu na pele essa situação. Em 2012, Kuller propôs e viu aprovado projeto que concedeu título de cidadão honorário de Ponta Grossa ao então deputado federal e vice-presidente da Câmara, André Vargas (ex-PT). Mais tarde, Vargas foi condenado e preso por corrupção no caso do Petrolão. Em 2016, quando disputou a Prefeitura, Kuller recebeu críticas durante a campanha por ter concedido a homenagem a Vargas.

Em 2018, o título de André Vargas foi revogado na Câmara, juntamente com o título que havia sido dado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2001.

No entanto, a proposta de Kuller precisava de sete assinaturas de parlamentares para passar a tramitar na Câmara, mas só obteve cinco. A do próprio autor, e dos vereadores Leandro Bianco (Republicanos), Josi do Coletivo (Psol), Izaías Salustiano (PSB) e Joce Canto (PSC).

 

Foto: CMPG