Fechar
Segunda, 06 de maio de 2024
Segunda, 06 de maio de 2024
Ponta Grossa 13/07/2021

Pedro Wosgrau Filho morre vítima da Covid-19

Único a administrar Ponta Grossa em três mandatos, ex-prefeito de 73 anos estava internado há mais de um mês por agravamento do Coronavírus

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Pedro Wosgrau Filho morre vítima da Covid-19

Único ente político a ser eleito para administrar Ponta Grossa por três mandatos (1989-1992\2005-2012), o ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho perdeu a luta contra a Covid-19 nesta terça-feira (13). Depois de brigar pela vida por mais de um mês - ele estava internado desde 7 de junho no Hospital da Unimed -, Wosgrau faleceu por complicações do novo Coronavírus, aos 73 anos.

Engenheiro civil, Wosgrau deixa um amplo legado em Ponta Grossa. Político que não gostava de holofotes, ele teve um estilo centralizador no comando da Prefeitura, com perfil de bom administrador e empreendedor. No primeiro mandato, 1989-1992, Wosgrau foi responsável por mudar o quadro urbano da cidade, com a retirada dos trilhos de rede ferroviária do centro de Ponta Grossa.

Teve ainda participação essencial ainda na construção do Pronto Socorro Municipal, Terminal Central de Transporte Coletivo e na instalação do antigo CEFET, hoje Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em parceria com o então deputado federal Affonso Camargo Netto (falecido em 2011).Foi o mentor da MünchenFest e idealizador do Centro de Eventos de Ponta Grossa.

Foi preponderante para eleger o seu vice, Paulo Cunha Nascimento (falecido em 2009), como prefeito para o mandato 1993-1996. Também Empresário do ramo madeireiro, Wosgrau se dedicou aos negócios até retornar ao comando do Palácio da Ronda em 2005, sendo reeleito em 2008.

Nesses dois mandatos, conseguiu viabilizar muitas obras para a cidade, como a nova Estação Rodoviária, a Arena Poliesportiva, a UPA do Santa Paula, o Hospital Regional de Ponta Grossa, a nova Biblioteca, o Ginásio dos Deficientes, a construção de diversos núcleos residenciais, entre outras, bem como foi responsável pela implantação de dois programas que são até hoje referência na cidade: o Mercado da Família e o Feira Verde.

Por toda a contribuição à vida pública ponta-grossense, o ex-prefeito deixa o seu nome lá no alto da história política da cidade, como um dos principais agentes políticos do Município. 

Aos familiares e amigos, os sinceros sentimentos do Blog.

 

Foto: Gazeta do Povo