Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política 19/07/2021

Câmara terá CPP para apurar denúncia contra Salustiano

Instalação de uma Comissão Parlamentar Processante foi solicitada pelo próprio acusado no início da sessão desta segunda (19) e será apresentada pelo vice-presidente da Casa, Filipe Chociai (PV)

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Câmara terá CPP para apurar denúncia contra Salustiano

A Câmara de Ponta Grossa deve ter a instalação de uma nova Comissão Parlamentar Processante (CPP). Desta vez, para investigar a conduta do vereador Izaías Salustiano (PSB), acusado de prática de violência doméstica na última sexta-feira (15), em um episódio envolvendo sua ex-esposa, Mirielli Antônia Costa.

O fato rendeu ampla repercussão no final de semana e está sendo investigado pela Polícia Civil, em inquérito que está em andamento. Na Câmara, a CPP deve realizar uma investigação paralela, para identificar se houve ou não quebra de decoro parlamentar.

O pedido para a instalação da CPP partiu do próprio Izaías, sob a justificativa de que, através dela, poderá se defender e esclarecer os fatos.

Diante do pedido, e também do posicionamento de outros vereadores, que entendem ser necessário dar uma resposta à comunidade ponta-grossense, o pedido para a instalação da CPP partirá do vice-presidente da Casa, verador Filipe Chociai (PV).

"Conversamos com demais vereadores e chegamos aos consenso para apresentar o pedido de CPP, para que possamos dar uma resposta e esclarecer o que de fato ocorreu para nossa comunidade", afirmou Chociai.

Em discurso na tribuna da Câmara nesta segunda, Izaías negou que tenha praticado violência física e psicológica contra a ex-companheira. Ele afirmou que é contra qualquer tipo de violência e que, na apuração dos fatos, irá comprovar que as acusações de violência doméstica não procedem.

Izaías afirmou que está separado desde fevereiro e que resta apenas a parte da divisão dos bens. "Um casamento infelizmente nunca se acaba sem desentendimento, mas em nenhum momento cometi violência física e nem psicológica. Isso será demonstrado ao final das investigações", declarou Izaías.

Depois de protocolado o pedido para instalação da CPP, a proposição será votada em plenário para aceite ou não. Caso aceita, é formada a comissão com três membros via sorteio e começa o trabalho de investigação. Não há necessidade de afastamento ou convocação de suplente do acusado.