Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Eleições 31/05/2022

TSE dedica mês de junho para falar sobre desinformação

Publicações vão destacar a necessidade de união da sociedade brasileira no combate ao uso de notícias falsas no campo político

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
TSE dedica mês de junho para falar sobre desinformação

Para reforçar a importância do combate à desinformação nas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dedicará o mês de junho inteiro para falar sobre o tema. Serão publicadas matérias no portal do TSE e postagens nas redes sociais para lembrar às cidadãs e aos cidadãos que esse combate é uma missão de todos que desejam as Eleições 2022 com paz e segurança.

Os textos e posts, que serão publicados com a hashtag #democraciaEmPílulas, vão abordar temas como liberdade e democracia, fake news, boatos, o que está por trás da desinformação, o uso político das notícias falsas, a importância da checagem, as parcerias do TSE nesse combate e dicas de como verificar informações recebidas, entre outros.

A previsão é publicar textos em formato de pílulas, ou seja, textos curtos para explicar esses temas e conscientizar o eleitorado brasileiro sobre como funciona a produção de notícias falsas e como isso pode afetar de maneira negativa a vontade soberana do eleitor. O conteúdo foi todo elaborado em parceria com o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA).

Uma das pílulas, por exemplo, vai explicar que a “desinformação abrange ações de comunicação feitas para confundir ou enganar. Envolve relatos falsos, notícias deturpadas ou tiradas de contexto, teorias conspiratórias e narrativas difamatórias baseadas em acusações graves e sem amparo na realidade”.

Compromisso da gestão

Essa é uma das principais preocupações da gestão do ministro Edson Fachin à frente do TSE, que tem assinado diversos acordos com plataformas digitais e instituições. O objetivo é unir esforços no combate à disseminação de desinformação durante as eleições deste ano, principalmente para garantir a legitimidade e a integridade do pleito marcado para o próximo mês de outubro.

Para Fachin, a garantia da tranquilidade e da ordem ao longo do processo eleitoral deste ano passa pela atuação maciça no combate à disseminação de conteúdos noticiosos falsos ou maliciosos que visem envolver a opinião pública de forma fraudulenta. (Com assessoria)