Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Castro 08/07/2022

Castro: Jardim Alvorada ganha unidade do CRAS

Unidade vai atender mil famílias na região

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Castro: Jardim Alvorada ganha unidade do CRAS

A Prefeitura de Castro, por meio da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, entregou nesta quinta-feira (7) o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Janina Maria de Macedo de Almeida, no Jardim Alvorada.

O CRAS tem o objetivo prestar serviços de qualidade e efetivos bem próximo da população usuária, ofertar atendimento e acompanhamento familiar que visam a escuta, orientações, inclusão em grupos, encaminhamentos à rede socioassistencial e outras políticas públicas, além da elaboração e atualização do Cadastro Único do governo federal, da oferta de benefícios eventuais e de transferência de renda, programa municipal, projetos, entre outros, previsto na legislação.

A unidade atenderá as demandas da população do Jardim Alvorada, Nossa Senhora das Graças, Santa Paula e Terra Nova. Ao todo serão atendidas pelo CRAS Janina, quase mil famílias residentes nesta região.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michelle Nocera Fadel, ressaltou o papel do CRAS na comunidade. “O CRAS significa um avanço na política pública e na garantia de direitos e acesso a serviços e benefícios que a população necessita”, destacou.

O prefeito Alvaro Telles, disse o CRAS é um equipamento importante para que as famílias possam garantir assistência por meio da rede de serviços socioassistenciais. “Estamos felizes em entregar hoje esta unidade no Jardim Alvorada. Temos certeza de que vai contribuir para o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social”, disse.

Implantação

Esta unidade foi implantada após diagnóstico socioterritorial do CRAS Kiyo Yamamoto e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Neuza Aparecida de Freitas, unidades de referência do Jardim Alvorada.

Na região do Jardim Alvorada I e II, Nossa Senhora das Graças e Santa Paula são 907 famílias inscritas no Cadastro Único, e destas, 407 vivem abaixo da linha da extrema pobreza, com uma renda per capita abaixo de R$ 105,00 mensais; e 111 famílias estão na linha da pobreza, com renda abaixo de R$ 210,00 mensais per capita.

Os índices de violações de direitos nesta região abrangem crianças, adolescentes e violência contra a mulher. No ano de 2021, o Centro de Referência e Assistência Social CREAS Neuza Aparecida de Freitas incluiu 62 famílias no acompanhamento do serviço, sendo que 32 são famílias oriundas do Jardim do Alvorada I e II, representando 50% do público atendido.

Em relação às violências contra os adolescentes, foram atendidas e acompanhadas no ano de 2021, 37 famílias, sendo que 14 famílias são do Jardim Alvorada, representando 37 % do total de famílias atendidas.

Na violência contra a mulher foram identificados casos em 13 vilas e 43 casos atendidos durante o ano de 2021, sendo 12 os no Jardim Alvorada, representando 28% do total. (Com assessoria)