Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Castro 14/10/2022

Castro adquire novos equipamentos para atender pequenos produtores

Equipamentos vão auxiliar no manejo das lavouras

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Castro adquire novos equipamentos para atender pequenos produtores

A Secretaria Municipal de Agricultura promoveu a reestruturação do setor agronômico com a aquisição de equipamentos como medidor de umidade de grãos portátil, possibilitando o uso in loco, germinador de sementes e estereoscópio (lupa). 

De acordo com o engenheiro agrônomo Marcelo Basso Lacerda, os equipamentos vão auxiliar os pequenos produtores em suas lavouras. Ele explica que o medidor de umidade de grãos auxiliará para a determinação da umidade que o grão está, determinando o melhor ponto de colheita da cultura visando o melhor aproveitamento. “A determinação de umidade facilita a entrega do produto sem a necessidade de realizar secagem para retirar umidade do grão, o que acarretará descontos para o produtor”, explica.

O germinador de sementes foi adquirido para testes de germinação de sementes que os pequenos produtores produzem em suas propriedades para determinar a viabilidade de uso como semente. “A operação de plantio é a mais cara. Um plantio ruim, ocasionará uma lavoura ruim. Tendo ciência da qualidade da semente por meio do resultado do teste, teremos conhecimento do máximo potencial de germinação dos lotes”, ressaltou.

Já o estereoscópio tem o objetivo de potencializar a capacidade de identificar doenças de plantas, insetos e pragas, dentre outros.

Marcelo ressalta que os produtores interessados em receber os serviços ou qualquer outro programa da secretaria, podem procurar os técnicos ou entrar em contato através do 2122-5304.

O secretário de Agricultura, Carlos Alberto de Oliveira, destacou que a reestruturação tem o objetivo de ampliar o atendimento ao pequeno produtor. “Com mais estrutura podemos oferecer um atendimento ainda mais especializado, contribuindo para que o pequeno produtor tenha melhores condições de produtividade em sua lavoura”, disse. (Com assessoria)