Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Eleições 31/10/2022

Boletins de Urna do 2º turno já estão disponíveis na internet

Liberação dos registros começou ainda no domingo (30) à proporção que os dados chegavam ao Tribunal para totalização

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Boletins de Urna do 2º turno já estão disponíveis na internet

Mais de 472 mil boletins de urna já estão disponíveis para consulta pública após a votação de domingo (30) para o segundo turno das Eleições 2022. O acesso pode ser feito por qualquer pessoa pela página Resultados, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet ou pelo aplicativo Resultados, que pode ser obtido nas lojas App Store e Google Play.

A consulta pelo site do TSE, a partir da página Resultados, começa na opção “Dados de Urna”, no canto superior direito. Ao abrir a janela, selecione a pesquisa de interesse: Boletim de Urna (BU), Registro Digital do Voto (RDV) ou Log de Urna. Em seguida, selecione a UF (ou localidade no exterior – zona ZZ), a zona eleitoral e a seção. O boletim pode ser consultado na própria página ou por meio de arquivo eletrônico disponível para download.

No aplicativo, selecione a opção “Informações”, no canto inferior direito da página, e depois “Dados de Urna”. Os demais passos são semelhantes aos executados no site.

Transparência

A disponibilização dos Boletins de Urna para consulta pública em tempo real é uma inovação da Justiça Eleitoral para as Eleições 2022. As informações foram disponibilizadas à medida em que os dados chegavam ao Tribunal para totalização.

Outra medida elaborada para assegurar a ampla transparência do processo eleitoral é o aplicativo Boletim na Mão, que permite que qualquer pessoa faça a conferência dos votos das seções eleitorais por meio da leitura do QR Code disponível para cada Boletim de Urna. (Com assessoria)