Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Castro 26/12/2022

Alvaro Telles e Moacyr Fadel entregam nova UBS em Castro

Investimento foi de R$ 884 mil com recursos estaduais e municipais

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Alvaro Telles e Moacyr Fadel entregam nova UBS em Castro

A Prefeitura Municipal de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou nesta quarta-feira (21) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Juarez Telles, na Vila Santa Cruz.

Com investimento de R$ 884 mil com recursos do governo do Estado e contrapartida do Município, a unidade conta com área total de 381 m² divididos em salas administrativa; de espera; vacina; consultórios médicos e odontológico; central de materiais; sala para ACS; espaço em saúde; lavanderia; banheiros; cozinha; inalação; esterilização; expurgo; aplicação de medicamentos, curativo e triagem.

Nome

A UBS leva o nome do padre Juarez de Mattos Telles que nasceu em Castro, em 26 de outubro de 1930, filho de Antenor e Zulmira Telles, já falecidos. Casou-se com Laila Fadel no dia 25 de outubro de 1952 e tiveram 5 filhos. Fez o noviciado na cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo no ano de 1948, após o qual emitiu os votos temporários de pobreza, castidade e obediência, na mesma congregação dos padres redentoristas.

Em março de 1949, foi enviado aos Estados Unidos para efetuar os estudos de filosofia e teologia no seminário maior “Mount Saint Alphonsus”, em Esopus, estado de Nova Iorque. Por motivos de saúde, deixou o seminário e voltou para o Brasil. Serviu o Exército dando baixa como “cabo” em 1952.

Iniciou a carreira de professor no ano de 1955, lecionando as disciplinas de inglês e latim no Colégio Diocesano de Santa Cruz e no Colégio São José, ambos em Castro. Obteve o diploma de técnico em contabilidade ao concluir os estudos na Escola de Comércio Fátima, das irmãs de São José de Chambéry, na qual passou a lecionar as disciplinas de inglês comercial e contabilidade.

Graduou-se em Letras anglo-germânicas na Universidade Católica do Paraná, no ano de 1963. Lecionou inglês durante 24 anos, no Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello, em Castro.

Após a aposentadoria, lecionou inglês por 12 anos no Seminário Santa cruz, em Castro, sem honorários, em um gesto de gratidão a Deus por todas as graças e bênçãos recebidas ao longo de sua vida.

No início do ano letivo de 2007, matriculou-se no Instituto de Filosofia e Teologia “Mater Ecclesiae”, em Ponta Grossa. Teve acompanhamento do padre Abrão Becher e padre Jaime Rossa.
Em 16 de outubro de 2008, sua Excelência Reverendíssima Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo da Diocese de Ponta Grossa, conferiu a ele os ministérios do leitorato e acolitato, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Ponta Grossa, e em 4 de dezembro do mesmo ano, o rito de admissão às sagradas ordens, realizado na Paróquia Senhora Sant’Ana de Castro.

Em 15 de fevereiro de 2009, recebeu o sacramento da ordem no grau do diaconato, pela oração e imposição das mãos de sua Excelência Reverendíssima Dom Sérgio Arthur Braschi, passando a atuar como diácono na Paróquia Senhora Sant’Ana em Castro.

Atuou como diácono na Paróquia Sant’Ana em Castro e como presbítero diocesano secular cooperador na mesma paróquia.

Padre Juarez faleceu no dia 11 de julho de 2016, aos 85 anos.

Representando a família, Marcos Telles destacou a homenagem ao padre Juarez. “Meu pai deixou um legado de bondade, se dedicava a ajudar o próximo. Sabia ouvir as pessoas, dava consolo apoio e carinho. Agradecemos à Prefeitura de Castro. É uma alegria para nossa família e muito nos emociona esta homenagem”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, destacou o trabalho da equipe de saúde. “Tudo o que aconteceu na saúde nos últimos anos é gratificante. Hoje o estado nos enxerga de outra forma. Outras unidades virão, além de mais equipamentos. Nossa equipe de saúde tem potencial para fazer sempre mais e melhor. Nossa gratidão à prefeitura e a família do Padre Juarez”, disse.

O deputado estadual e ex-prefeito Moacyr Fadel ressaltou que a UBS ressaltou o trabalho feito na Saúde. “Maria Lidia fez a diferença e hoje é motivo de muita alegria entregar essa nova UBS que teve a colaboração dos funcionários no projeto. Parabéns à toda equipa da saúde e ao prefeito Alvaro. Tudo o que fazemos é por amor a Castro e com o apoio de toda a equipe”, destacou.

O prefeito Alvaro Telles disse que a obra é uma contribuição de todos e que vai beneficiar a comunidade da Santa Cruz. “Agradeço a todos que colaboraram para que essa obra se tornasse realidade. É uma honra homenagear padre Juarez, nosso eterno professor. Parabéns à comunidade da Vila Santa Cruz que ganha uma unidade totalmente equipada e com uma equipe altamente qualificada”, finalizou.

O evento contou com a presença de secretários, vereadores, funcionários da Saúde, convidados e familiares do homenageado. (Com assessoria)