Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Destaques 27/12/2022

Gestão ambiental da Portos do Paraná recebe prêmio nacional e reconhecimento em eventos da ONU

São 20 programas permanentes e monitoramentos de indicadores em meio físico, biótico e socioeconômico. Atuação recebeu prêmio da Antaq e destaque em três Conferências do Clima

Ouça a notícia Ouça a notícia – Tempo de leitura aprox. --
Gestão ambiental da Portos do Paraná recebe prêmio nacional e reconhecimento em eventos da ONU

Com mais de 20 programas permanentes, os portos paranaenses se posicionaram novamente em 2022 como referência na área ambiental. Além de receber o prêmio pelo alto Índice de Gestão Ambiental, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o reconhecimento veio das três últimas Conferências do Clima, evento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, 2021 e 2022, em que o Porto de Paranaguá foi a única autoridade portuária a participar. 

Todos os projetos ambientais e monitoramentos executados pela Portos do Paraná têm relação direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do qual a empresa pública é signatária.

Alunos de Paranaguá e Antonina são premiados por desenhos e frases sobre o trabalho portuário
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, ressalta que o convite foi um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela empresa pública na área ambiental. “Fomos, novamente, a única autoridade portuária entre todas do mundo convidada a palestrar em um evento da ONU. Isso demonstra que, além de ser reconhecidos no Brasil como a melhor gestão pública portuária, pelo Ministério da Infraestrutura, também somos vistos no exterior pelo trabalho na área ambiental”, explica.

A empresa pública possui uma diretoria específica para tratar o tema, com biólogos e engenheiros ambientais no quadro fixo. Além disso, a autoridade portuária conta com uma empresa contratada exclusivamente para as ações de meio ambiente.

São 20 colaboradores permanentes, em Paranaguá e mais 50 profissionais especializados. “O desenvolvimento sustentável é possível e o Paraná tem provado isso ao longo do tempo. A cada ano, nossas atividades mostram a importância de investir em programas para proteger a baía de Paranaguá e conscientizar as gerações futuras”, explica o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana.

Ações

Os programas ambientais são classificados em três meios de atuação: físico, biótico e socioeconômico. Em 2022, no mar, foram realizadas em 1.738 verificações documentais de navios para gerenciamento da água de lastro e 34 inspeções a bordo para avaliação da salinidade da água de lastro e educação ambiental com os tripulantes.

As equipes também coletaram 351 amostras de água, em 12.636 análises de parâmetros feitas. Do fundo das baías de Paranaguá e Antonina foram retiradas 92 amostras de sedimentos, resultando em mais de 12.636 mil parâmetros analisados.

Em terra, as equipes fizeram mais de 5.200 medições da qualidade de fumaça expelida por caminhões e outras máquinas. Além disso, a qualidade do ar foi monitorada durante 129 dias em 12 pontos de Paranaguá e três em Antonina. Nas avaliações de ruídos, foram 568 medições, totalizando 47 horas em 21 pontos de Paranaguá e oito pontos de Antonina.

Os resultados são expressivos, também, na comunicação com a população, com quatro campanhas promovidas: 1.120 spots de rádio, 16 campanhas publicitárias em jornais de grande circulação local e a divulgação de 28 outdoors sobre os programas ambientais da Portos do Paraná.

Ações educativas

Com os trabalhadores dos portos, ocorreram 24 treinamentos sobre resíduos sólidos, totalizando a participação de 257 funcionários. Foram coordenados 13 projetos voltados ao desenvolvimento, ao turismo, à conservação e ao saneamento na área de influência dos portos paranaenses. Houve, ainda, 52 interligações do Sistema de Gestão Integrado (SGI) com trabalhadores da Portos do Paraná e terceiros. Ao longo do ano, foram realizados sete cursos para o público atendido pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) da Portos do Paraná.

Pescados e manguezais

Aproximadamente 4.500 desembarques pesqueiros foram monitorados continuamente em Antonina, Paranaguá e Pontal do Paraná. Aconteceram duas grandes limpezas de mangues envolvendo 115 pessoas. Uma terceira limpeza, ainda maior, teve a participação de 300 pessoas e retirou 813 quilos de resíduos dos manguezais da Ilha dos Valadares. No monitoramento da biota aquática, foram coletadas mais de 600 amostras nas baías de Antonina e Paranaguá.

Fauna

Profissionais da Portos do Paraná percorreram, ao longo de 2022, cerca de 1.913 quilômetros por mar para o avistamento de botos e tartarugas, durante 24 dias de monitoramento. Foram avistados 716 botos, sendo 113 filhotes, possibilitando catalogar 79 indivíduos diferentes de botos-cinzas. No ar, as equipes identificaram 128 espécies de aves, em 18.218 avistamentos.

Para diminuir e controlar populações de vetores transmissores de doenças, ocorreram quatro campanhas de avaliação do nível de infestação de roedores e 24 campanhas da estimativa populacional de pombos.

Resíduos sólidos

Durante os 12 meses foi prestado apoio à fiscalização da gestão de resíduos, com mais de 1.100 inspeções nos pontos de coleta seletiva, referentes às condições de segregação e armazenamento e mais de 100 inspeções de varrição mecanizada, quanto à eficiência da limpeza e condição dos equipamentos. Também ocorreram 24 treinamentos sobre gestão de resíduos com colaboradores portuários.

Gestão de riscos

O controle ambiental é feito 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados. São contabilizadas em torno de 3.000 abordagens de conscientização a aproximadamente 2.600 trabalhadores portuários, além de mais de 9.500 inspeções ambientais de operações e serviços portuários em apenas seis meses com sistemática eletrônica. (Com assessoria)