Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Cidades 19/01/2023

UEPG irá ofertar cursos tecnólogos em Ortigueira

O reitor em exercício da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, explica que a iniciativa partiu de uma demanda do município, intermediada pelo deputado estadual Hussein Bakri

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UEPG irá ofertar cursos tecnólogos em Ortigueira

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estuda a oferta de três cursos tecnólogos em Ortigueira. Os cursos de Gestão em Saúde Pública, Tecnologia da Informação e Edificações serão ofertados a distância, no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a partir de uma parceria entre UEPG, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR) e Prefeitura de Ortigueira.

O reitor em exercício da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, explica que a iniciativa partiu de uma demanda do município, intermediada pelo deputado estadual Hussein Bakri. “Houve manifestação por parte do município de Ortigueira da necessidade de cursos em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social dos seus habitantes. A população local precisa se beneficiar desse desenvolvimento”, aponta.

“A UEPG fará os encaminhamentos necessários para a proposição dos projetos de cursos, com a discussão entre os envolvidos no âmbito institucional e os departamentos de ensino para que sejam viabilizadas as ofertas durante o corrente ano”. Após a oficialização das propostas, comissões vão definir o conteúdo, formatos e número de vagas dos cursos. Demiate destaca ainda a experiência do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead-UEPG) na oferta de cursos de graduação nesta categoria.

“Queremos preparar mão de obra para o mercado de trabalho, nas áreas que estão deficitárias e a partir das vocações que o município tem”, explica o secretário de governo de Ortigueira, Álvaro Mattos. Os cursos tecnólogos são cursos de graduação, de nível superior, voltados para a formação profissional rápida (2 anos e meio). Com uma grade curricular mais voltada às disciplinas técnicas e práticas, esses cursos oferecem uma resposta rápida às demandas do mercado de trabalho.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, professor Aldo Bona, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional. Segundo ele, oferecer cursos fora de sede faz parte das orientações do Governo do Paraná para as Universidades Estaduais.

“Essa oferta permite diversificar oportunidades de formação superior em regiões em que não há ainda atuação de instituições de ensino superior público, em áreas de demandas de profissionais que são extremamente importantes, sintonizadas com as demandas de desenvolvimento regional”, completa.

O prefeito de Ortigueira, Ary Mattos, assinala que a cidade tem crescido e se modificado bastante nos últimos anos. “Ortigueira está se reconstruindo, em um momento de expansão”, aponta. A gestão municipal projeta a construção de um hospital inovador, com a previsão de atender até 60 mil habitantes, o que oportuna a realização dos cursos de Gestão em Saúde Pública e Edificações. Além disso, o município se moderniza, com uma alta demanda por profissionais da Informática.

As reuniões para debater a oferta dos cursos tecnólogos em Ortigueira tiveram início em novembro, com uma visita à cidade. Nesta segunda (16), o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, recebeu a visita do prefeito de Ortigueira, Ary Mattos, e do secretário de governo, Álvaro Mattos. Também participaram da reunião o vice-reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate, e o pró-reitor de Assuntos Administrativos, Emerson Hilgemberg. (Com assessoria)