Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Política 26/01/2023

Marcelo Rangel quer a Inovação no auxílio aos municípios

O deputado estadual Marcelo Rangel está estruturando a nova Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital para atender as demandas dos prefeitos e da população paranaense

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Marcelo Rangel quer a Inovação no auxílio aos municípios

Escolhido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) para estar à frente da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, o deputado estadual e ex-prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, está trabalhando neste início de gestão para estruturar a nova Pasta. Ele quer usar a Inovação para atender a demanda apresentada pelos prefeitos e melhorar o dia-a-dia da população, além de auxiliar no desenvolvimento de incubadoras de tecnologia e empresas startups.

Nesta semana, a reportagem do Blog esteve na Secretaria para uma conversa com Rangel, que vai representar Ponta Grossa no primeiro escalão do Governo do Paraná.

Em menos de um mês como secretário, Rangel tem recebido prefeitos e deputados paranaenses para ouvir as reivindicações e traçar metas e alternativas para atendê-las. A Inovação está instalada no prédio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) - foto abaixo, que passará a ficar subordinada à Secretaria. Um projeto neste sentido está em trâmite na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e deve ser votado já no retorno do período legislativo, em fevereiro.

Celepar

A Celepar é a primeira empresa pública de tecnologia da informação do país, fundada em 1964. Com mais de 1.500 funcionários e presidida pelo cientista da computação André Garbosa, os produtos desenvolvidos pela estatal ajudam o Estado e municípios a encontrarem soluções tecnológicas para facilitar a vida das pessoas. Entre os produtos elaborados pela Celepar, estão os aplicativos do Nota Paraná, Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), Detran, Menor Preço e o 190 da Polícia Militar.

Com isso em mente, Rangel recebeu a incumbência de Ratinho Junior para otimizar os serviços prestados pela Celepar, que está localizada numa ampla estrutura na Rua Mateus Leme, no Centro Cívico, em Curitiba, e possui 11 escritórios regionais, incluindo Ponta Grossa, além de dois escritórios internacionais, nos Estados Unidos - no Vale do Silício, e também em Portugal.

Para atender ao pedido do governador e fazer do Paraná o estado mais inovador do Brasil, Rangel conta em sua equipe com profissionais que já o acompanharam na administração da Prefeitura de Ponta Grossa, como o ex-diretor de Comunicação, Fabrizio Busato, o antigo controlador-geral do Município, Lauro Costa, e o ex-relações públicas, Iran Taques.

Orçamento e autonomia

Rangel ocupou o posto de Superintendente de Inovação na reta final do primeiro mandato de Ratinho Junior. Ao todo, foram 9 meses como superintendente. Agora, já com experiência e elevado à condição de secretário, com maior autonomia e orçamento próprio, o ex-prefeito quer  proporcionar um auxílio ainda maior na transformação digital dos municípios.

"Estamos preparados para atender ao pedido do governador, de colaborar para fazer do Paraná o estado mais inovador do Brasil. Estou muito animado e confiante de que o nosso trabalho irá impactar no cotidiano das pessoas, afinal, a Inovação está presente em todas as áreas, da Saúde à Cultura", disse Rangel.

Atuação parlamentar

Mesmo focado nas ações da Secretaria, Rangel afirma que não vai deixar de lado a atuação parlamentar. Eleito deputado estadual pelo PSD, o ex-prefeito vai ser empossado no dia 1º de fevereiro e permanecerá no cargo por cerca de um mês, até retornar para a Secretaria. Ele irá compor uma estrutura de trabalho na Assembleia e atuar pela aprovação do projeto que passa a Celepar para a estrutura da Secretaria de Inovação, a pedido do governador.

"Mesmo como secretário, vou continuar representando Ponta Grossa e os Campos Gerais como parlamentar. No primeiro escalão, creio que terei até melhores condições de obter conquistas para os municípios, pela proximidade com o governador Ratinho Junior. Quero levar as reivindicações de nossas lideranças diretamente para o governador, que é quem pode resolver", ressalta Rangel.