Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Ponta Grossa 02/03/2023

CDEPG tem novos conselheiros para o biênio 2023-2025

Cerimônia de posse também teve assinatura de convênio para o projeto “Ponta Grossa em Números” e os primeiros dados coletados pelo Masterplan

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
CDEPG tem novos conselheiros para o biênio 2023-2025

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa (CDEPG) realizou na tarde desta segunda-feira cerimônia de posse dos novos conselheiros da entidade, para o biênio 2023-2025. O evento ocorreu na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e contou com lideranças políticas, da sociedade civil organizada e do setor produtivo.

Durante a cerimônia também foi firmado o termo de cooperação para o projeto ‘Ponta Grossa em Números’, parceria entre o CDEPG, Prefeitura de Ponta Grossa e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), além de uma apresentação dos primeiros dados levantados durante a elaboração do Masterplan de Ponta Grossa.

Com a posse dos novos conselheiros também foi feita a entrega do Planejamento Estratégico do Conselho, feita pelo Gerente Regional do Sebrae, Joel Franzim Junior e a presidente da Agência de Inovação do Município, Tônia Mansani.

O presidente do CDEPG e vice-presidente da ACIPG, Leonardo Puppi Bernardi, destacou a importância do projeto ‘Ponta Grossa em Números’ e as contribuições que ele trará ao planejamento da cidade.

“O Projeto Ponta Grossa em Números é uma amostra do que o CDEPG como um instrumento pode fazer, com um trabalho com vários atores para que nos próximos anos tenhamos indicadores confiáveis. São dados coletados constantemente, com um tratamento mais técnico que as cidades exigem, por isso a parceria com os professores da UEPG”, disse.

Giorgia Bin Bochenek, presidente da ACIPG, ressaltou a união de diferentes setores, fundamental para o crescimento de Ponta Grossa.

“Além da posse dos novos conselheiros do CDEPG, me alegra muito ver que entidades, prefeitura e a comunidade estão unidas em prol de um objetivo comum. Quando vemos notícias que Ponta Grossa está em destaque no cenário nacional, como uma cidade inteligente, próspera uma das melhores para se fazer negócios, isso se dá muito graças a essa união e trabalho das entidades, como o CDEPG, que juntos ajudam a pensar políticas públicas para uma Ponta Grossa muito melhor”, destacou. 

Após a posse dos novos conselheiros a Urban Systems, empresa contratada para a realização do Masterplan, apresentou um resumo das primeiras informações coletadas a respeito de Ponta Grossa. A primeira fase do Masterplan, de diagnóstico do município, será seguida de planejamento, e uma terceira fase, de execução de projetos.

O Masterplan é um projeto de diagnóstico e planejamento da cidade, idealizado pelo CDEPG, ACIPG, lideranças e executado com apoio dos patrocinadores MMTech (Grupo MM), Odonto Excelence, Águia Sistemas de Armazenagem, LF22 Empreendimentos Imobiliários, Salamacha Advocacia, KMM, Iprint, Churrascaria Lugano e Dunexa Indústria Inteligente.

Além dos patrocinadores, também contribuíram para a viabilização do Masterplan de Ponta Grossa Amarildo Prâmio, Eduardo Salamacha, Leonardo Puppi Bernardi, Marcos Gueibel, Nelson Canabarro, Paulo Carbonare, Rodrigo Silveira Schmidt, Samuel Severo e Wilson Souza de Oliveira.

“O Masterplan é um planejamento de médio a longo prazo para nossa cidade, que vem sendo trabalhado desde os primeiros anos do CDEPG, com o presidente Wilson Oliveira, e trabalhamos arduamente no último ano selecionando uma empresa capaz de realizar um trabalho a altura que Ponta Grossa exige. A primeira etapa de diagnóstico foi concluída e será divulgada em formato de relatório em meados de março. Somos muito gratos aos nossos patrocinadores dessa primeira fase”, ressaltou Leonardo Puppi Bernardi. “

Esse diagnóstico é um checkup dos nossos 200 anos, de modo que se precisa compilar tudo para saber como a gente chegou até aqui e como devemos seguir em frente. Na segunda fase, que é o planejamento, vamos aproveitar os pontos fortes e aprimorar as eventuais fraquezas”, complementou o presidente do CDEPG e vice-presidente da ACIPG.

A prefeita Elizabeth Schmidt reforçou a importância do CDEPG e da necessidade de se pensar o futuro de Ponta Grossa, reforçando o apoio que o setor produtivo vem fornecendo ao desenvolvimento da cidade. “Poucas vezes vimos interação tão grande entre o setor produtivo e o poder político, meus agradecimentos a todos os envolvidos no Masterplan e aos patrocinadores que viabilizam um projeto tão importante”, elogiou a Chefe do Executivo.

“Estamos reunidos aqui por este motivo, de transformar. Vejo com muita alegra que nós estamos pensando além do agora, e temos uma responsabilidade imensa com o futuro. Todos nós aqui conhecemos um pouco da cidade, temos memórias dela, mas pouquíssimos se preocupam com o futuro dela. Essa é a grande responsabilidade desse conselho: pensar a cidade que queremos ter”, finalizou.

CONSELHEIROS DO CDEPG 2023-2025

Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional: Paulo Barbosa Pinto e Adilson Dusi Strack

Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Bruno Cesar Costa Pinto e Cesar Augusto Ferreira

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento: Henrique do Vale e João Rafael Safonoff Ribeiro

Secretaria Municipal de Meio Ambiente: André Luis Pitela e Ariete de Fátima Rissetti Denck

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa: Celso Augusto Sant’Anna e Karla Volaco Gonzales Stamoulis

Secretaria Municipal de Turismo: Paulo Roberto Baptista Stachowiak e Alvício Vicente da Rocha

Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa: Tônia Mansani e Verlaine Lia Costa

Universidade Estadual de Ponta Grossa: Miguel Sanches Neto, Cleise Maria de Almeida Tupich Hilgemberg e Allyson Luiz Stege

Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Abel Dionizio Azeredo e Sabrina Ávila Rodrigues

Sebrae: Joel Franzim Junior e Emerson Ribeiro Lourenço

ACIPG: Giorgia Bin Bochenek, Leonardo Puppi Bernardi, Amarildo Antônio Prâmio, Luciano Döll, Nelson Canabarro, Antônio Renato Beltrão Galvão, Guilherme Busato e Douglas Francisco da Costa

Fiep: Darcy Miara Júnior e Orceli Alves Martins

Setor agropecuário: Sociedade Rural de Ponta Grossa e Sindicato Patronal Rural, representados por Affonso Weigert de Saldanha, Gustavo Ribas Neto, Felipe Souza Podolan e Jussara Salgado Bittencourt

Sindicatos patronais: Sindicato das Indústrias e Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, representados por Priscilla Garbelini Jaronski e Daniel Wagner

Sindicatos laborais: Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos e Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação representados por Mauro Cesar Carvalho Pereira e Maria Donizete Teixeira Alves

Veículos de comunicação: Associação de Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil (ADVB), representados por Wilson Souza de Oliveira e Fábio Madeira

Associação de Engenheiros e Arquitetos: Roberto Pellissari e Donizete Chaves da Cruz

Associação Médica: Mario Rodrigues Montemor Netto e Francisco Pereira de Barros Neto

Ordem dos Advogados do Brasil: Recieri de Tarso Zenardi e Roberto Ribas Tavarnaro

(Com assessoria)