Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 02/03/2023

PMPG fará mutirão para castração de cães e gatos

Está programado para os dias 10 e 11 de março o primeiro mutirão de castração realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa em 2023

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
PMPG fará mutirão para castração de cães e gatos

Está programado para os dias 10 e 11 de março o primeiro mutirão de castração realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa em 2023. A ação será realizada pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Governo do Estado dentro do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet). Na cidade serão 300 vagas (150 em cada dia) para a castração de cães e gatos. A ação será realizada no Centro Agropecuário, no Santa Terezinha.

Para participar é preciso fazer uma inscrição prévia. O atendimento é das 8h às 17h, pelo telefone 3220-1000, ramais 2308, 2318 e 4072. É necessário que o tutor seja atendido por algum programa social. Os documentos exigidos para o cadastro são: RG, CPF, Comprovante de Residência, Resumo do CadÚnico e comprovante do benefício social (Bolsa Família, Tarifa Social, Luz Fraterna, BPC, entre outros).

As famílias que não forem atendidas nesta ação serão incluídas no trabalho de castração realizado mensalmente pela Secretaria de Meio Ambiente. “E também teremos a novidade, a partir da próxima semana iremos fazer a divulgação dos QR codes nos terminais de transporte coletivo. Desta forma, a população vai poder acessar online e de maneira muito mais ágil o cadastro para a castração de animais”, explica o secretário Andre Pitela.

O programa

De acordo com as informações do Governo do Estado, todos os animais que são atendidos pelo CastraPet recebem um microchip com código exclusivo para sua identificação durante o processo de cadastro, antes das cirurgias. Os cadastros são feitos pelas prefeituras, que contemplam organizações não governamentais (ONG), protetores independentes e a população de baixa renda. O atendimento é gratuito.

O CastraPet é um convênio realizado por meio da Sedest e IAT, com apoio das prefeituras e deputados estaduais, que tem como objetivo a prevenção de zoonoses e o controle populacional de cães e gatos, evitando o abandono nas ruas e maus-tratos. (Com assessoria)