Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Castro 14/03/2023

4ª Festa do Peão de Boiadeiro terá rota exclusiva para veículos

Também foram delimitados os espaços destinados para estacionamento no local

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
4ª Festa do Peão de Boiadeiro terá rota exclusiva para veículos

Começa nesta sexta-feira (17) a programação oficial da 4ª Festa do Peão de Boiadeiro de Castro. A Prefeitura estima que o Parque de Exposições Dario Macedo irá receber alto fluxo de pessoas ao longo dos três dias de evento. Pensando na segurança dos visitantes ao local e na organização do trânsito de veículos e de pessoas que irão passar pelo evento, a Diretoria de Segurança Pública da Prefeitura de Castro instituiu um novo modelo de rota para acesso ao Parque de Exposições. Também foram delimitados os espaços destinados para estacionamento no local.

Diferente do que ocorreu nos anos anteriores, desta vez todos os veículos só poderão acessar o Parque pela entrada principal da PR 340, e deixarão o local pela Avenida Marly Rolim (estrada do Colégio Agrícola). Antes de acessar a estrada interna do Parque de Exposições, no entanto, será necessário fazer o retorno na rotatória que fica em frente ao escritório da Cooperativa Castrolanda.

O diretor de Segurança Pública, Antonio Sergio de Oliveira, explicou que a mudança ocorre, sobretudo, por uma preocupação com a segurança das pessoas que participarão do rodeio.

“Devemos levar em consideração a possibilidade de ocorrências de urgência e emergência, e a possível necessidade de entrada e saída de veículos para prestarem socorro, por exemplo, e se o fluxo ocorresse da mesma forma que nos anos anteriores, esses carros levariam muito tempo para chegar ao Parque ou ir do Parque à cidade. Da forma como queremos fazer agora pode até ocorrer congestionamento, mas com trânsito apenas em um sentido da via fica mais fácil liberar a pista”, destacou.

Antonio Sergio ressaltou ainda que nesta edição do rodeio a alteração será aplicada em forma de teste, e que se o novo modelo de trânsito funcionar, poderá ser continuado nos próximos eventos.

“Sempre que acontece um evento de grande porte no Parque, seja o rodeio ou uma feira, por exemplo, sentimos o mesmo problema se repetir: congestionamento dos dois lados, trânsito muito lento e certa desordem, que coloca em risco a segurança de todos os presentes. Desta vez, queremos testar uma nova forma de usar as vias. A ideia não é, de forma nenhuma, beneficiar ou prejudicar quem quer que seja, mas precisamos pensar na segurança de todas as pessoas que estarão por lá", salientou.

Estacionamento

Os espaços destinados para estacionamento também serão diferentes nesta edição do evento. O estacionamento acessado pela entrada primária, do lado direito da pista que dá acesso ao Parque, terá espaços comercializados, ou seja, será usado como estacionamento pago. Já o espaço onde tradicionalmente ficam estacionados os carros, ou seja, do lado esquerdo da pista de chegada ao Parque, estará reservado para visitantes em geral. E, a opção secundária de estacionamento, no lado direito da entrada, isto é, a área que fica atrás do ‘Pessutinho’, será destinada para os veículos das equipes que trabalhão na Festa.

Vale destacar que não será permitido estacionar na Avenida Marly Rolim (estrada do Colégio Agrícola), considerando que a via será utilizada apenas para saída dos veículos que acessarão o Parque. “Teremos uma barreira com agentes de segurança, montada antes da ponte sobre da Avenida Marly Rolim, para orientar e informar que não será permitida entrada no Parque por essa via, e, quem quiser poderá deixar o carro estacionado antes dessa barreira, porém, terá que acessar o Parque à pé”, finaliza o diretor.

Linhas exclusivas de ônibus

Pela primeira vez nesta edição da Festa do Peão de Boiadeiro, haverá linhas exclusivas do transporte coletivo para levar os visitantes até o Parque de Exposições. Com dois itinerários, os veículos irão sair em diferentes horários da cidade, e terão dois horários para saída do Parque. A matéria com todas as informações está no site da Prefeitura: https://castro.atende.net/cidadao/noticia/rodeio-tera-linhas-de-onibus-exclusivas. (Com assessoria)