Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 17/03/2023

Prefeitura divulga edital da PPP de Iluminação Pública de Ponta Grossa

Parceria Público-Privada vai permitir a substituição de 50 mil pontos de iluminação pública de lâmpadas comuns por LED, reduzindo em 44% o consumo de energia

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura divulga edital da PPP de Iluminação Pública de Ponta Grossa

A Prefeitura de Ponta Grossa publicou, nesta sexta-feira (17), o edital para contratação no Diário Oficial do Município, por meio de concorrência pública, da Parceria Público-Privada (PPP) para a prestação dos serviços de iluminação pública no município. A data de entrega dos envelopes está marcada para o dia 2 de maio e a sessão pública do leilão está prevista para o dia 11 de maio, na Bolsa de Valores do Brasil (B3), em São Paulo.

A primeira PPP da Prefeitura de Ponta Grossa garantirá a modernização de 50 mil pontos de iluminação pública da cidade, com a substituição de lâmpadas convencionais pelas de LED.

“Ponta Grossa integra uma nova fase. Promoveremos uma economia no consumo de energia de 44% e redução na emissão anual de mais de mil toneladas de gás carbônico ao ano. Com isso, vamos melhorar a estrutura da nossa cidade trazendo e mais segurança para a população. Teremos mais agilidade e eficiência no consumo de energia e menos gastos públicos”, explica a prefeita Elizabeth Schmidt.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, explica como essa mudança torna a cidade mais inteligente. 

“Uma cidade inteligente, - smart city, utiliza tecnologia avançada para melhorar a qualidade de vida, tornar a gestão mais eficiente e sustentável. Também é inclusiva, permitindo a participação dos habitantes na tomada de decisão e feedback sobre a gestão urbana. A PPP da iluminação pública vem colocar isso na prática, consolidando o Vale dos Trilhos”.

A Parceria Público-Privada (PPP) para Concessão dos serviços de Iluminação Pública de Ponta Grossa terá duração de 13 anos e serão investidos cerca de R$ 60 milhões pelo parceiro privado com benefícios diretos para mais de 390 mil habitantes.

Cidade inteligente

A ampla modernização prevê ainda a implantação de um Centro de Controle Operacional para gestão em tempo real do parque de iluminação pública da cidade, que traz em conjunto diversos canais de atendimento para a população, como uma central telefônica 0800, atendimento presencial, site na internet e aplicativo para celular.

Hoje Ponta Grossa conta com 3% de iluminação pública em LED, sendo mais de 90% a base de vapor metálico, de sódio e mercúrio. Todo o processo foi liderado pela Prefeitura de Ponta Grossa, a qual será responsável pela gestão do contrato, assegurando que o projeto atenda às particularidades e demandas da população.

O projeto prevê ainda a iluminação cênica nas principais igrejas, praças, colégios, como a Catedral de Sant’Ana, a Mansão Vila Hilda, o Monumento ao Tropeirismo.

TransparênciaTodos os documentos e informações da PPP de Ponta Grossa estão disponíveis no site neste LINK.

A Parceria Público-Privada (PPP) para Concessão dos serviços de Iluminação Pública é liderada pela Prefeitura de Ponta Grossa através da Agência de Inovação e Desenvolvimento (Vale dos Trilhos) com assessoria técnica da CAIXA e apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP Caixa), com coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e da Casa Civil.

Os estudos ainda contaram com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility, vinculados ao Grupo Banco Mundial. A modelagem deste projeto também contou com a assessoria da EY e Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques - Sociedade de Advogados. (Com assessoria)