Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política 22/03/2023

Stocco quer campanha municipal de vacinação contra raiva

Vereador encaminhou ao Executivo proposta para criação de uma campanha municipal para vacinação antirrábica. Doença pode ser transmitida de animais para humanos

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Stocco quer campanha municipal de vacinação contra raiva

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou, nesta quarta-feira (22), uma moção de sugestão legislativa do vereador Geraldo Stocco (PV) que trata da criação de uma campanha antirrábica na cidade. A moção prevê que o município faça estudos para implementar a campanha, na tentativa de conter o crescimento de casos de raiva entre animais domésticos.

Stocco destaca que o PL visa conter o aumento deste tipo de caso entre cães e gatos - a raiva é uma infecção viral aguda, contraída por cães e gatos, e que pode ser transmitida para humanos. "Temos sido procurados por muitas pessoas com situações de pessoas carentes que, muitas vezes, não tem condições de vacinar os animais. No caso da raiva, é um risco para o animal e também para as pessoas", diz Stocco.

O vereador do Partido Verde (PV) lembra que campanhas municipais de vacinação antirrábica já acontece em grandes cidades, como São Paulo, Goiânia, Aracaju e  Uberlândia. "Nestas cidades, as equipes de endemia percorrem casa por casa para vacinar cães e gatos, conforme agendamento dos tutores. Com isso, haveria uma ampliação da cobertura anti-raiva na cidade", explica Stocco.

Luta pela causa animal

O mandato do Geraldo Stocco (PV) destinou, em 2023, R$ 20 mil para duas instituições ligadas à causa animal de Ponta Grossa. O SOS Bichos e o Grupo Fauna foram contemplados, cada uma, com R$ 10 mil destinados via emendas impositivas. "Nossa luta pela causa animal segue, vamos buscar ampliar o apoio do município às instituições que fazem a causa animal acontecer na nossa cidade", conta Stocco. (Com assessoria)

 

Foto: Luiz Lacerda\CMPG