Fechar
Terça, 25 de junho de 2024
Terça, 25 de junho de 2024
Destaques 25/03/2023

Usina Termoelétrica é finalista do Prêmio Melhores do Biogás

Projeto da UTB concorre na categoria Saneamento; votação online acontecer até 31 de março

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Usina Termoelétrica é finalista do Prêmio Melhores do Biogás

Usina Termoelétrica a Biogás é finalista do Prêmio Melhores do Biogás, que tem como objetivo evidenciar as iniciativas que foram destaque no ano de 2022. O projeto da UTB concorre na categoria saneamento, que vai escolher a planta ou unidade que gera biogás a partir de resíduos sólidos urbanos ou esgoto. A votação é online e está aberta até o dia 31 de março pelo LINK.

“A nossa usina é um exemplo para todo o Brasil, transformando os resíduos em energia, gerando uma grande economia para o município”, celebra a prefeita Elizabeth Schmidt.
A Usina Termoelétrica a Biogás, promove a reciclagem de resíduos sólidos orgânicos urbanos, gerando biogás e energia elétrica.

O objetivo principal é a transformação de resíduos orgânicos em energia limpa, diminuindo custos, bem como, suprir a demanda de energia elétrica de prédios públicos municipais. Inaugurada no início de 2021, a Usina recebe resíduos orgânicos, coletados por um caminhão 100% elétrico.

A UTB conta com uma das mais modernas estruturas para geração de biogás do país. No local, há um galpão totalmente fechado para o recebimento dos resíduos, e uma completa e automatizada linha de triagem para remoção de impurezas e contaminantes.

Os biodigestores transformam o resíduo orgânico em biogás. Então, o Biogás é direcionado para os motogeradores, onde é utilizado como combustível para produção de energia elétrica, que é injetada diretamente na rede elétrica da concessionária de energia local (COPEL).

“É um grande orgulho para a cidade ter mais esse reconhecimento pelo trabalho realizado na Usina Termoelétrica”, completa o secretário de Meio Ambiente, Andre Pitela.

Sobre o evento

Os vencedores serão conhecidos durante o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que será realizado de 18 a 20 de abril de 2023, em Foz do Iguaçu. A entrega da premiação ocorrerá no dia 19 de abril.

A premiação, que está em sua segunda edição, é uma iniciativa do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA). (Com assessoria)