Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Ponta Grossa 13/04/2023

PG implanta nova identificação para vans escolares

A medida, que consiste na aplicação de um adesivo com código QR em local visível e de fácil acesso nos veículos, permitirá a conferência de informações como a validade da licença, modelo e ano do carro

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
PG implanta nova identificação para vans escolares

A Prefeitura de Ponta Grossa está implantando um novo sistema de identificação de vans escolares. A medida, que consiste na aplicação de um adesivo com código QR em local visível e de fácil acesso nos veículos, permitirá a conferência de informações como a validade da licença, modelo e ano do carro, assim como a identificação dos motoristas cadastrados para transporte pelas empresas junto ao Município. 

Ao todo 108 veículos de 54 permissionários contarão com os adesivos. 

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, a medida tem como objetivo garantir a transparência do serviço, além de fortalecer a segurança dos passageiros. 

“Nos últimos meses, implantamos o mesmo sistema junto aos taxistas, permitindo o acesso facilitado a informações através do código QR. Outro ponto importante neste processo é a possibilidade de o cidadão conferir os dados e, caso necessite, informar ao Município alguma situação que esteja em desacordo com o que consta no cadastro como, por exemplo, lotação acima do permitido ou se o motorista que consta no sistema não é o mesmo que conduz o veículo. contribuindo assim para trazer mais segurança e mais agilidade na identificação de eventuais demandas”, explica. 

Segundo o chefe da divisão de transportes do Município, Diego Vaz, além das informações fornecidas via código QR, o Município também disponibiliza uma lista com contatos de todos os permissionários em situação regular. 

“Entre os critérios utilizados para a validação dos cadastros estão a comprovação da realização de vistorias veiculares, a realização de cursos dedicados ao transporte, a existência de seguro, tacógrafo e a apresentação de certidões negativas junto à justiça e a Polícia Federal. 

Esses dados são atualizados constantemente para que a população tenha acesso a informações precisas e tenha mais segurança para contratar esse tipo de serviço”, destaca. 

Permissionária e motorista de uma das vans adesivadas nesta quinta-feira, Rafaela Nogueira dos Santos, ressalta a importância do adesivo e dos pais buscarem saber mais sobre os veículos contratados. 

“Esse adesivo vem para reforçar ainda mais a segurança das crianças, dos pais, dos condutores e das escolas”, finaliza. 

As informações sobre o transporte escolar podem ser obtidas através deste LINK. (Com assessoria)