Fechar
Terça, 16 de abril de 2024
Terça, 16 de abril de 2024
Ponta Grossa 18/04/2023

Masterplan inicia segunda fase em Ponta Grossa

O Masterplan é um planejamento de médio e longo prazo para uma cidade realizado pela empresa Urban Systems, custeado por patrocinadores e dividido em três etapas

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Masterplan inicia segunda fase em Ponta Grossa

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) sediou na última quinta-feira (13) uma solenidade que celebrou a assinatura do contrato para a elaboração da segunda fase do Masterplan de Ponta Grossa.

O Masterplan é um planejamento de médio e longo prazo para uma cidade realizado pela empresa Urban Systems, custeado por patrocinadores e dividido em três etapas, sendo a primeira delas concluída e entregue para a cidade na noite de quinta-feira. Nesta primeira fase do Masterplan foi realizado um diagnóstico da cidade, fruto de uma ampla pesquisa, com dados públicos e dados municipais fornecidos pela prefeita Elizabeth Schmidt os secretários municipais.

Na primeira fase do Masterplan, que teve custo de R$ 83 mil e foi arcada por empresas patrocinadoras, foram contemplados dados de saúde, educação, segurança pública, planejamento urbano, cultura, turismo e dados financeiros, de arrecadação de tributos municipais, em seguida tratados e comparados com cidades de porte e economia semelhante a Ponta Grossa, sejam municípios do Paraná ou de outros estados.

“O Masterplan estabelece eixos de desenvolvimento da cidade, para médio e longo prazo. Se a cidade se desenvolver, se a economia da cidade se fortalecer, todo mundo ganha. Vai gerar mais negócios, gerar mais empregos, recolher mais tributos e a cidade vai se fortalecer. O Masterplan não é dos patrocinadores, ou da prefeitura, ele é da cidade de Ponta Grossa”, explica Nelson Canabarro, Diretor de Capacitação Profissional da ACIPG e um dos responsáveis na implementação do Masterplan de Ponta Grossa.

Na solenidade, André Cruz, planejador e gestor de cidades da Urban Systems apresentou um resumo do que foi coletado na primeira fase do Masterplan, detalhando aspectos colhidos e os próximos passos que devem nortear os trabalhos na etapa seguinte do projeto em Ponta Grossa.

“Fizemos uma avaliação do crescimento econômico da cidade, do perfil demográfico da cidade, avaliamos indicadores, fizemos um diagnóstico aprofundado de urbanismo, mobilidade, economia, infraestrutura e saúde, entre outros setores para traçar o que são as potencialidades de ponta grossa bem como o que são fragilidades e o que pode ser potencializado e transformar em uma cidade de foco de desenvolvimento econômico”, explicou.

A segunda fase terá custo de R$ 230 mil e na noite de quinta-feira foi assinado o contrato com a Urban System para o início dos trabalhos. Nesta etapa ocorre o planejamento, feito sobre os dados que foram levantados na etapa de diagnóstico, além de considerar também tendências mundiais, de crescimento populacional, hábitos de consumo, forma e uso de ocupação de solo, novas formas de aprendizado, e de segurança. O planejamento traçado pelo Masterplan será dado à cidade de Ponta Grossa, como uma ferramenta de auxílio ao gestor para criar políticas públicas.

O Masterplan ainda terá uma última fase antes de sua conclusão, explica Leonardo Puppi Bernardi, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDPEG), órgão que reúne diferentes entidades da cidade e que será uma espécie de ‘guardião’ do Masterplan.

“Ainda teremos uma terceira fase que provavelmente se faça internamente aqui em Ponta Grossa, dentre as entidades que compõem o CDEPG, como a UEPG, ACIPG, Câmaras Técnicas do CDEPG, UTFPR, Sebrae, universidades privadas, Fiep e todas as entidades que já compõem o CDEPG e que possam ser criadas futuramente”, explica.

A presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek, destacou a importância de uma ferramenta de grande complexidade e importância para o desenvolvimento da cidade, como o Masterplan, reforçando a união entre diferentes setores em um objetivo em comum, que é o crescimento da cidade. Esta cerimônia é uma forma de agradecer a colaboração de todos os empresários na elaboração do Masterplan que vai mudar nossa cidade e nossa história. Estamos em contato, com essa sinergia, afinal, somos todos empresários, da mesma cidade e queremos um bem maior, que é Ponta Grossa”, destaca.

Patrocinadores

A segunda fase do Masterplan foi executado com apoio dos patrocinadores: ACIPG, Sicredi, MMTech (Grupo MM), Odonto Excellence, Águia Sistemas de Armazenagem, LF22 Empreendimentos Imobiliários, Salamacha Advocacia, KMM, Iprint, Churrascaria Lugano, Dunexa Indústria Inteligente, Mapa 360, Granda Comunicação Visual, Nacional Cobranças e Negócios, Domínio Ambiental, Madero, Marcos Gueibel, Princesa dos Campos, Cacicpar, SPE Bairro Planejado, Bons de Briga, Santa Casa de Ponta Grossa, Patologia Médica, Spartacus, Giostri, La Fonte Sistemas e Fazenda Pinheirinho – Renata Saldanha. (Com assessoria)