Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Ponta Grossa 19/04/2023

Escolas e CMEIs realizam ações pela paz em Ponta Grossa

Produzindo cartazes com mensagens positivas e de apoio à escola, a comunidade escolar está demonstrando seu desejo de paz e a sociedade que quer construir para as crianças

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Escolas e CMEIs realizam ações pela paz em Ponta Grossa

As unidades escolares mantidas pelo município de Ponta Grossa estão realizando diversas atividades junto aos estudantes e também seus familiares, com o objetivo de manter a paz e a tranquilidade no dia a dia escolar. Produzindo cartazes com mensagens positivas e de apoio à escola, a comunidade escolar está demonstrando seu desejo de paz e a sociedade que quer construir para as crianças.

As atividades ocorrem na escola e também em casa, com a participação dos pais. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, CMEIs e escolas são orientadas a estimular o convívio social a partir de uma Cultura da Paz, visando o crescimento de crianças saudáveis emocionalmente, em um ambiente social igualmente saudável, repelindo a violência. O trabalho se dá levando em conta três linhas: fortalecimento dos laços comunitários, formação continuada dos profissionais e ações pedagógicas junto aos alunos.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, aponta que a SME recebe todo o apoio necessário das forças de segurança e também da gestão municipal. “Para além das questões de segurança que tomamos, temos nosso foco na questão pedagógica. Assim, as unidades estão organizando, em diálogo junto ao Conselho Escolar, projetos pedagógicos voltados para a Cultura da Paz e a Não-violência”, comenta Simone.

Formação dos professores

No que diz respeito à formação permanente dos profissionais da Educação, a SME está dando continuidade a parcerias com a Polícia Civil, Polícia Militar do Paraná, Guarda Civil Municipal e Universidade Estadual de Ponta Grossa – por meio do Núcleo de Educação para a Paz. Ao longo da semana, SME organizou encontros  –, entre outros órgãos, visando aprofundar o entendimento sobre o tema da violência contra as escolas. (Com assessoria)