Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa 19/04/2023

Prefeitura já recebe metade de todos os pagamentos através do PIX

Desde junho de 2022 é possível usar o PIX para pagar tributos como, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Imposto Sobre Serviços (ISS) e outras taxas

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura já recebe metade de todos os pagamentos através do PIX

O sistema de pagamento eletrônico PIX vem ganhando cada vez mais a preferência dos contribuintes ponta-grossenses na hora de pagar taxas e impostos. Segundo levantamento da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Ponta Grossa, metade dos munícipes já usa o PIX para fazer esses pagamentos. Desde junho de 2022 é possível usar o PIX para pagar tributos como, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Imposto Sobre Serviços (ISS) e outras taxas.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, o aumento na preferência pelo PIX por parte dos contribuintes demonstra a importância da busca pela inovação. “Esta busca por inovação é constante na nossa administração. Pois através da inovação e tecnologia é possível melhorar e facilitar a vida da população nas mais diversas áreas. Não é por acaso que a nossa cidade vem sendo reconhecida como “cidade inteligente”, afirmou.

De acordo com o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, o uso do PIX garante maior agilidade e segurança nos pagamentos dos tributos e taxas, modernizando e agilizando a máquina pública. “Com o pagamento por PIX, a baixa do débito é confirmada no dia seguinte, tornando mais ágil o processo e dando mais segurança para o contribuinte”, destaca o secretário, lembrando que outra facilidade é que o pagamento por PIX pode ser em qualquer banco.

Para utilizar o PIX, o munícipe deverá acessar os serviços no site da Prefeitura de Ponta Grossa, via portal do contribuinte, para gerar o boleto para pagamento do tributo ou taxa. Ao gerar o boleto, será disponibilizado o QR Code que é aceito por qualquer instituição bancária.

Boleto pelo whatsapp

Desde o início do mês de abril, o contribuinte pode consultar o débito de IPTU e gerar o boleto para pagamento através do Whatsapp (42) 3220-1234. Usando o aplicativo é possível solicitar a parcela para pagamento e em seguida gerar o código de barras ou o boleto em PDF. Mas para isso, é preciso que o contribuinte tenha em mãos o número do cadastro do imóvel e confirme algumas informações simples. O número do cadastro consta no boleto enviado pelos correios, e também nos carnês dos anos anteriores.

Vencimento da 2ª parcela IPTU 2023

A Secretaria da Fazenda lembra aos contribuintes que o prazo para pagamento da 2ª parcela do IPTU 2023 vence nesta quinta-feira (20). O munícipe pode usar o QR CODE para pagar por PIX, ou se preferir, pode pagar com o boleto em PDF presencialmente nas instituições financeiras conveniadas, como: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi, Uniprime, Santander e casas lotéricas. (Com assessoria)