Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Ponta Grossa 27/04/2023

‘Vem Pescar no Lago de Olarias’ acontece na segunda (1º)

Para participar do evento de pesca esportiva e recreativa os interessados terão que se inscrever e doar 1kg de alimento não perecível

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
‘Vem Pescar no Lago de Olarias’ acontece na segunda (1º)

Iniciativa de Lei do vereador Divo possibilita a pesca esportiva e recreativa em duas datas do ano, no Dia do Trabalho, dia 1º de maio e no aniversário da cidade, dia 15 de setembro. Aprovado por unanimidade pela Câmara, o projeto nº 304/2022 foi regulamentado pela Prefeitura e terá sua primeira edição na segunda-feira.

Divo comenta que o projeto teve como objetivo fortalecer o lazer e o entretenimento da cidade, fazendo com que a população possa se divertir ainda mais no Lago de Olarias. “Após a aprovação do projeto e sanção, a iniciativa foi regulamentada para um melhor aproveitamento dos amantes da pesca recreativa, em um local destinado para as famílias ponta-grossenses. Desta forma, inserimos no calendário do Município um evento que prestigia este público específico”, disse.

De acordo com o vereador, o evento Vem Pescar no Lago de Olarias também tem um cunho assistencial, pois a inscrição poderá ser feita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, no Centro de Educação Ambiental. Os alimentos serão destinados para as famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Prefeitura. 

Divo destaca que a retirada dos peixes da água deve ser feita com o máximo cuidado, sendo que os peixes com mais de 20 centímetros devem obrigatoriamente serem retirados com o auxílio de um passaguá, como também, o pescado não deve ficar fora da água por mais de dois minutos. “Não poderão ser utilizados equipamentos como anzol com fisga, ceva antes da pescaria, covo, embarcação, espinhel, garatéria, linhada de mão, redes e tarrafas, sabiki, e samburá”, comenta.

“Não será permitida também a presença de crianças menores de 10 anos de idade nas margens do lago, bem como, não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas no momento da pescaria”, alerta o vereador, que avisa que o evento será fiscalizado pela Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A área permitida para a pesca será da primeira barragem, 490 metros da pelo lado direito, até o deck principal, como também 335 metros para o lado esquerdo do monumento ‘Eu Amo Ponta Grossa. Os espaços definidos para a pesca estarão devidamente demarcados pela Prefeitura e o evento acontecerá das 10h às 17h, não sendo permitida a pesca fora destes horários e para quem não fizer a inscrição.

O idealizador do ‘Vem Pescar no Lago de Olarias’ e proponente do projeto lei salienta que o objetivo da iniciativa foi atender ao pedido de munícipes, bem como fomentar a utilização do Parque do Lago de Olarias pela população. “Esperamos que o evento seja um sucesso, por isso, convidamos a população a participar e prestigiar o Vem Pescar no Lago de Olarias”, finaliza o vereador.