Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Ponta Grossa 28/04/2023

Associativismo: juntos somos mais fortes

Dia Nacional do Associativismo reforça união de empresários em prol do desenvolvimento de todos; ACIPG e conselhos reúnem empreendedores de diferentes setores em prol de objetivo comum

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Associativismo: juntos somos mais fortes

Neste dia 30 celebra-se o Dia Nacional do Associativismo. Uma data para lembrar que juntos, somos mais fortes. Por associação, o dicionário define como “uma organização resultante da reunião legal entre duas ou até mais pessoas, com ou sem personalidade jurídica para a realização de um objetivo comum”.

O Dia Nacional do Associativismo é uma data para lembrar dos objetivos das associações comerciais, que representam a união de forças e a busca por soluções, desenvolvimento, respostas e crescimentos do setor empreendedor, bem como de toda a sociedade.

Para a presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, Giorgia Bin Bochenek, “o objetivo de uma associação comercial é qualificar líderes para que eles possam seguir caminhos de liderança dentro da nossa cidade, bem como fortalecer os seus negócios e possam produzir mais riquezas, empregabilidade e renda para nossa cidade”.

Derrubar mitos e provar que a união entre todos é que vai fortalecer os segmentos é um desafio para o associativismo, admite a presidente, mas o lucro e o crescimento do empreendedor mostram que o associativismo é uma solução para o empresário.

“Quando você fortalece o segmento, fortalece o negócio de cada empresário. Nós temos que entender que não temos concorrência, mas sim nos unir. Quando o associado passa a enxergar o concorrente como um parceiro, a régua dos serviços é elevada. E quando o empresário está sozinho, não tem motivo para melhorar, enquanto que a concorrência melhora-se os preços, as vitrines, qualidade, atendimento, e com isso aumenta a clientela e obviamente o lucro”, analisa.

“Esse é o objetivo da ACIPG, fazer com que as pessoas vejam que não existe essa concorrência desleal, que tem espaço para todo mundo e que os segmentos podem se unir para diversas coisas. Quando as pessoas começam a entender que elas conhecem suas dores em comum, elas buscam as soluções em conjunto”, complementa a presidente.

Lia Salomão é presidente da ACIPG Mulher, entidade que reúne empresárias na busca de soluções e crescimento de seus negócios, e para ela o associativismo é sinônimo de crescimento. “Uma empresa inserida em ambiente associativista, ou que se desenvolve com estes conceitos, tem as inter-relações, as multitarefas e a representatividade potencializada. Fazemos negócios por conexões e cooperação mútua, através de relações em que todos ganham”, destaca.

Adesão

Ao aderir ao associativismo, o empreendedor pode ter em mãos uma ferramenta poderosa de desenvolvimento, seja pessoal, de seus negócios ou da sociedade que ele está inserido. Cleyson Fábio de Assis, presidente da ACIPG Jovem, recorda que a união de empresários com diferentes ideias e formações, uma associação empresarial pode trazer crescimento ao empreendedor.

“Ao reunirmos um grupo tão heterogêneo conseguimos extrair o que cada um tem de contribuição e isso tem um reflexo imenso em nossas empresas, pois sempre aprendemos alguma coisa nova para aplicar em situações que nos deparamos e precisamos de soluções. Sem dúvidas, o crescimento de uma empresa está ligado ao fato de pessoas se relacionarem com pessoas e compartilharem esforços”, explica Cleyson.

O desenvolvimento a longo prazo de um negócio está diretamente ligado à união de esforços, argumenta Thanile Ratti, vice-presidente da Faciap Jovem e representante do Conselho Jovem da ACIPG.

“Entendo que o associativismo é a única forma de se conseguir um negócio sustentável a longo prazo, porque ele olha para o desenvolvimento do setor e não somente para o desenvolvimento da empresa. A partir do momento que estamos em uma cidade que é forte e que tenho um certo que está fortalecido, naturalmente o meu negócio vai se desenvolver e crescer”, argumenta.

“E o associativismo vem muito nesse sentido, de tornar um ambiente de negócios cada vez mais saudável e forte, para que de fato as empresas consigam ser fortes também. É um olhar não somente para o negócio, mas para o setor, para a cidade, para capacitar o empreendedor e tornar esse mercado cada vez mais fortalecido”, complementa Thanile.

Este olhar para além da empresa, ‘para fora da porta’ de seu negócio é o ‘turning point’ do associativismo, uma ferramenta para melhorar o ambiente de negócios, mas mais do que isto, um poder de transformação da comunidade, que benéfica a todos, inclusive as empresas, mas também a sociedade como um todo.

“É através do associativismo que o empresário troca experiências, amadurece, e recicla sua forma de gerir sua empresa, levando-a ao crescimento constante. A conscientização das vantagens em se olhar para o negócio e não somente para a empresa; a compreensão do quanto a competição desnorteia o rumo ao crescimento, a valorização do trabalho conjunto, o propósito de contribuir para o desenvolvimento real da cidade como um todo”, define Adriana Raquel Mendonça, Diretora de Associativismo, Núcleos e Bairros da ACIPG.

Associados

A oportunidade de saber mais sobre o associativismo e seus benefícios é se juntar à Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), que já conta com milhares de empresários que aceitaram a missão de se unir em prol do crescimento e desenvolvimento de seus negócios e da sociedade. “Convidamos a todos os empresários da cidade a virem conhecer a ACIPG e sua atuação através do associativismo. A ACIPG é a casa do empresário, portanto é a sua casa”, convida a diretor Adriana Raquel Mendonça.

A ACIPG Mulher também está de portas abertas para as empresárias dispostas a impulsionarem seus negócios e se qualificarem como empreendedoras.

“Entendemos que quanto mais empresárias estiverem conectadas, atuando e agindo de modo associativista, mais fortalecemos o mercado a região em que estamos inseridas. Venha conhecer a casa do empresário, participar ativamente dela e se desenvolver como liderança feminina na ACIPG Mulher”, diz Lia Salomão. As reuniões da ACIPG Mulher ocorrem quinzenalmente, e as interessadas podem entrar em contato pelo e-mail [email protected], Whatsapp (42) 3220-7200, ou procurar uma das conselheiras.

Já a ACIPG Jovem se reúne semanalmente, às terças-feiras, às 18h30, na sede da ACIPG. “Nos reunimos semanalmente, sempre com pautas relacionadas aos temas de interesse dos empresários jovens, fazemos parte de um ecossistema muito forte e consolidado, o que confere representatividade para os seus integrantes”, convida Cleyson Fábio de Assis.

E o empresário que deseja se associar à ACIPG pode entrar em contato pelo Site, pelo Whats (42) 3220-7200, ou se dirigir à sede da ACIPG, a Casa do Empresário, na Visconde de Taunay, 1855, Ronda. “Gostaria de convidar a aqueles que ainda não são associados que nos procurem, que conheçam todos os serviços que nós prestamos, que vejam toda a representatividade que nós temos aqui na nossa cidade”, convida a presidente Giorgia Bin Bochenek. (Com assessoria)