Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Ponta Grossa 02/05/2023

Empresas interessadas na PPP da Iluminação Pública se apresentam na Bolsa de Valores de SP

Serviço prevê a troca de 47 mil pontos de iluminação pública de Ponta Grossa, com a substituição de lâmpadas convencionais pelas de LED

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Empresas interessadas na PPP da Iluminação Pública se apresentam na Bolsa de Valores de SP

Uma nova etapa se inicia no processo de revitalização da iluminação pública da cidade, através da Parceria Público Privada (PPP) para prestação dos serviços de iluminação. A entrega dos envelopes de documentação e proposta pelas empresas interessadas aconteceu nesta terça-feira (2) na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), responsável por gerenciar o processo. A sessão pública do leilão está prevista para o dia 11 de maio.

A Prefeitura de Ponta Grossa foi representada pela presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani; pelo secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski; e pelo Procurador Geral do Município, Gustavo Schemim da Matta.

Por meio da PPP, a empresa contratada será responsável pela prestação dos serviços de iluminação pelo período de 13 anos, o que incluirá a troca de mais de 47 mil pontos de iluminação pública com a substituição de lâmpadas convencionais pelas de LED. Serão investidos cerca de R$ 104 milhões (capex + opex) pelo parceiro privado com benefícios diretos para mais de 390 mil habitantes.

“O projeto de modelagem da concessão de iluminação pública de Ponta Grossa está extremamente bem elaborado. Nós temos uma expectativa muito grande quanto à colocação da concessão na B3, isso propicia que a gente tenha acessos a outros investidores, inclusive de consórcios”, afirma a prefeita Elizabeth Schmidt.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, destaca a consolidação de Ponta Grossa como ′Smart City′, transformando o visual da cidade. “A iluminação em LED reduz o impacto ambiental, por não emitir radiação UV e não conter mercúrio ou outras substâncias químicas tóxicas em sua composição. Os benefícios vão além, com destaque na economia de mais de 44%, aumentando a sensação de segurança e maior aproveitamento dos espaços públicos no período noturno. É um projeto inclusivo que trará melhoria na qualidade de vida para todos os cidadãos”, explica.

Cidade inteligente

Ponta Grossa conta, hoje, com mais de 90% da iluminação pública a base de vapor metálico, de sódio e mercúrio. A PPP em 14 meses, após assinatura do contrato, modernizará 100% das lâmpadas em LED. Todo o processo foi liderado pela Prefeitura de Ponta Grossa, a qual será responsável pela gestão do contrato, assegurando que o projeto atenda às particularidades e demandas da população.
 
Transparência

Todos os documentos e informações da PPP de Ponta Grossa estão disponíveis no site https://consultapublica.pontagrossa.pr.gov.br. 

A Parceria Público-Privada (PPP) para Concessão dos serviços de Iluminação Pública é liderada pela Prefeitura de Ponta Grossa através da Agência de Inovação e Desenvolvimento (Vale dos Trilhos) com assessoria técnica da CAIXA e apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP Caixa), com coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e da Casa Civil.

Os estudos ainda contaram com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility, vinculados ao Grupo Banco Mundial. A modelagem deste projeto também contou com a assessoria da EY e Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados. (Com assessoria)