Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Cidades 19/05/2023

Elisangela Pedroso quer união para enfrentar novos desafios na AMCG

A prefeita de Carambeí foi empossada como presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais em solenidade na noite de quinta-feira (19), durante evento que reuniu lideranças no Parque Histórico

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Elisangela Pedroso quer união para enfrentar novos desafios na AMCG

Pautas importantes em nível nacional, e questões regionais como o desenvolvimento econômico dos municípios dos Campos Gerais, sempre buscando a união dos prefeitos. Visando estes desafios, a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso assumiu nesta quinta-feira (18) a presidência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). O evento reuniu dezenas de lideranças da região e também do Estado do Paraná no Parque Histórico de Carambeí. “Quero unir os municípios e buscar soluções para nossos problemas”, disse em seu discurso de posse.

A nova presidente destacou a cerimônia como um “momento muito importante para sua vida política e também para Carambeí”. “É um momento de protagonismo. Dentre as Associações do Paraná, sou a única mulher na presidência”, exulta. Entre as pautas nacionais que a AMCG deve debater nos próximos meses estão os Pisos da Enfermagem e do Magistério.  

Além disso, Elisangela pretende “dar força” aos pequenos municípios dos Campos Gerais, a exemplo de seu município, que conquistou a fábrica de vidros da Ambev recentemente. “Quero mostrar que cada uma de nossas cidades conta com potencial para receber investimentos”, antecipa, lembrando do salto tanto de desenvolvimento quanto na arrecadação de sua Prefeitura.  

Ainda para alavancar a economia dos municípios, a nova presidente da AMCG quer colocar o turismo em pauta. “É uma área na qual o retorno aparece rápido. Com a atividade turística podemos gerar emprego e renda, além de fomentar os serviços locais”, avalia.

O prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, que deixou a presidência para assumir a tesouraria, destacou a parceria na nova gestão. “Vamos seguir galgando recursos em conjunto, pois assim conseguimos resultados”, antecipa.

Integrante da nova diretoria da AMCG, a prefeita de Imbaú Dayane Sovinski se disse honrada com a participação. “Com a Elisangela à frente, nossa região irá se desenvolver ainda mais. E com a chancela do nosso governador”, garantiu, destacando a “forma aguerrida” de sua colega prefeita governar.

A “chancela” do governador Ratinho Junior foi um dos destaques da cerimônia de posse da nova diretoria. O evento contou com a presença dos secretários estaduais de Planejamento, Guto Silva, de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni e também do Superintendente Geral de Articulação Regional, Marcio Wozniack.

“O governo estará ao lado da Elisangela”, garantiu Guto. Para o secretário, a “boa safra” de prefeitos da AMCG deve deixar um legado na região e também no Paraná. “Uma região organizada como esta consegue construir o futuro que queremos”, destaca.

Para Wozniack, a prefeita de Carambeí deve ajudar a alavancar ainda mais o Estado. “Com certeza teremos uma região cada vez mais forte”, avalia, elevando os Campos Gerais. O superintendente destacou ainda que a missão da AMCG segue a do governador: municipalista. 

Secretário da Família também destacou a pujança dos Campos Gerais, e se colocou à disposição de seus gestores. “Estou colocando a Pasta ao lado dos municípios para fazermos juntos políticas de assistência social. A região dos Campos Gerais é rica, mas também conta com pessoas em situação de vulnerabilidade”, fala.

A cerimônia contou ainda com a presença dos deputados estaduais Hussein Bakri e Luiz Claudio Romanelli. “Com certeza será uma gestão de grande sucesso”, prevê Bakri, citando que “forças conjuntas e causas comuns costumam abrir mais portas”. Para o parlamentar, Elisangela deve levar a sua experiência exitosa da administração municipal para toda a região dos Campos Gerais. 

O deputado Romanelli também teceu elogios à nova presidente da AMCG. “Com certeza a política está no DNA da Elisangela. Mas para chegar aqui ela passou por um processo de entender a realidade social absorvendo muito conhecimento”, disse, elencando ainda outras qualidades da gestora, como a capacidade de dialogar, de articular e construir pontes. “A Associação ganha muito com a prefeita como porta voz”, finalizou. (Com assessoria)