Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Cidades 23/05/2023

Guto Silva debate proposta do Plano Plurianual nos Campos Gerais

Chamado “Rede 399 - Pacto pelo Futuro”, o evento será realizado em diversos municípios. Castro e Ponta Grossa iniciam os debates na próxima quinta-feira (25)

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Guto Silva debate proposta do Plano Plurianual nos Campos Gerais

A região dos Campos Gerais será a primeira a receber evento para debater a proposta do Plano Plurianual (PPA) de 2024 a 2027 do Governo do Estado do Paraná. Chamado “Rede 399 - Pacto pelo Futuro”, o evento será realizado em diversos municípios. Castro e Ponta Grossa iniciam os debates na próxima quinta-feira (25).

Conforme o secretário estadual de Planejamento, Guto Silva, o planejamento em rede, proposto nas audiências, é importantíssima ferramenta do PPA. “Levantar os pleitos regionais ajudará a definir o Plano, que deve ficar pronto em setembro deste ano, e vai apontar o caminho do Estado para os próximos quatro anos”, avalia, destacando que as visitas devem aprimorar o olhar sobre as demandas regionais.

As audiências, conforme a Secretaria de Planejamento, devem aproximar o governo das pessoas, das governanças e entidades regionais. A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) estará presente nos eventos que envolvem seus municípios.

“O Estado, por meio do secretário Guto Silva, está convidando toda a população para participar deste importante momento de discussão”, destaca a presidente da AMCG, e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso.

Além dos gestores, a sociedade deve estar presente para otimizar a direção dos recursos. Na ocasião, o presidente regional do Programa Paraná Produtivo nos Campos Gerais, o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, fará apresentação dos trabalhos já desenvolvidos.

“O Programa reúne poder público, privado, entidades e academia. Foram realizadas diversas audiências que traçaram as prioridades da região. Estaremos presentes para solicitar que o Governo inclua essas ações no PPA”, antecipa.

A “Rede 399” também irá apresentar a Fase II do Paraná Produtivo. Após atuar em oito regiões prioritárias, incluindo os Campos Gerais, o programa incluirá, em nova fase, sete Conselhos Gestores Regionais, fechando a rede de 15 governanças territoriais que cobrirão o Estado e, após o lançamento oficial desta fase, em julho deste ano, o foco volta-se à execução.

Além da Secretaria de Planejamento, integrantes da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Estado estarão presentes na Rede 399. No município de Castro, o encontro está agendado para às 8h30 no Auditório da Câmara Municipal; e em Ponta Grossa às 14h30 no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG). 

Na audiência em Castro, deverão participar os municípios de Castro, Arapoti, Carambeí, Jaguariaíva, Piraí do Sul e Sengés. De Ponta Grossa, Ivaí, Ipiranga,  Palmeira, São João do Triunfo e Porto Amazonas. Os demais municípios dos Campos Gerais e de abrangência do Paraná Produtivo, Telêmaco Borba, Cândido de Abreu, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tibagi e  Ventania terão encontro em Telêmaco Borba em data a ser definida. (Com assessoria)