Fechar
Terça, 16 de abril de 2024
Terça, 16 de abril de 2024
Castro 25/05/2023

Mercado Municipal de Castro inaugura e homenageia Chiquinho Canha

A cerimônia reuniu autoridades, convidados, produtores que irão explorar os boxes da unidade, e a família do homenageado, cujo nome foi dado ao novo empreendimento

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Mercado Municipal de Castro inaugura e homenageia Chiquinho Canha

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (25), o Mercado do Produtor de Castro Francisco Leocádio Canha (Chiquinho). A cerimônia reuniu autoridades, convidados, produtores que irão explorar os boxs da unidade, e a família do homenageado, cujo nome foi dado ao novo empreendimento.

O mercado conta com estrutura de 966,50 m², 21 box com bancadas expositoras e pias compartilhadas a cada dois expositores, além de banheiros feminino e masculino com acessibilidade. A construção, ao lado do Centro de Distribuição da Agricultura Familiar, foi estrategicamente pensada, e o funcionamento do mercado deve atender a todas as normas previstas em lei e pela Vigilância Sanitária. O investimento na obra foi de mais de um milhão de reais, com recursos próprios.

A estrutura foi construída para a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar e feitos por artesãos de Castro. O uso dos espaços pelos mesmos é garantido através de vínculo com associações de produtores do município, que são credenciadas junto a empresa licitada para a administração do local. O objetivo, da Secretaria Municipal de Agricultura com o projeto, é apoiar o desenvolvimento dos produtores castrenses de pequeno porte.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Carlos Alberto de Oliveira (Beto), o início das atividades no mercado deve alavancar a renda e fortalecer os produtores da agricultura familiar castrense.

“É uma obra muito importante para a comercialização dos produtos da agricultura familiar do município. Eu acho que vai alavancar realmente as vendas, porque a produção nossa, em Castro, é espetacular, nossos produtores produzem em quantidade e com qualidade, e muitas vezes têm dificuldade na comercialização. Além disso, a população também vai consumidor alimentos de qualidade, a maioria são produtos orgânicos, e tem uma variedade de produtos hortifrútis, que irão compor o mercado. Acredito que é um grande investimento para Castro e para a agricultura familiar, principalmente”, afirmou, destacando ainda que futuramente o Mercado poderá ser aberto também durante a semana, e, até nos domingos, assim como ocorre nos grandes centros urbanos.

Conforme explicou Oséias de Oliveira, presidente da Associação União dos Trabalhadores Rurais – uma das entidades que irá explorar comercialmente os box, os produtores serão desafiados a provocar consumidores castrense quanto aos hábitos de consumo.

“O desafio dos produtores será grande, para divulgar o trabalho que será desenvolvo na unidade, porque Castro não tem tanto o costume de comprar direto do produtor, esse costume de feira. Então, nosso primeiro objetivo é apresentar produtos de qualidade, depois, fazer marketing bem feito para anunciar, até chegarmos a ter demanda para abrir mais de uma vez por semana. Temos que ganhar com qualidade de produto e qualidade de atendimento, com preços na mesma linha dos mercados locais, além de oferecer todas as formas de pagamento que os mercados oferecem”, ressaltou.

Homenagem

O Mercado do Produtor de Castro leva o nome do produtor castrense Francisco Leocádio Canha (Chiquinho), falecido em 2021. Ao se referir à homenagem dedicada ao pai, a filha, Adriana Marques Canha afirmou que a data de inauguração marcou grande dia para a família.

“Hoje é um dia muito feliz para nós, pela inauguração desse mercado, que leva o nome do pai. A família está muito feliz, muito agradecida pela merecida homenagem, porque juntou uma pessoa de caráter muito nobre, muito carismática e muito alegre, além de sempre pronta para ajudar aos produtores, principalmente pequenos produtores, a um grande projeto, que eu já vejo como causa. Nada melhor que unir essa pessoa, com o mercado que tem esse propósito tão grande, de servir a comunidade com produtos de qualidade e que são da região. Só temos  a agradecer e desejar que esse mercado seja próspero e que sirva as muitas famílias do interior”, finalizou. (Com assessoria)