Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Política 02/06/2023

Imbaú: Dayane Sovinski investe na educação, asfalto e prepara o Município para atrair indústrias

A prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, é a entrevistada desta sexta-feira (2) na série com chefes de Executivo dos Campos Gerais e Centro Sul do Paraná

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Imbaú: Dayane Sovinski investe na educação, asfalto e prepara o Município para atrair indústrias

Ceres Regina de Aguiar Vieira, especial para os Blogs do Doc.com e do Johnny

Faltando 20 meses para o término do mandato dos prefeitos eleitos e reeleitos, muitos foram e ainda são os desafios daqueles que iniciaram a gestão em meio à pandemia da Covid-19 e que mudou o cenário mundial, afetando o dia a dia das pessoas, os rumos da economia, e claro, a administração dos municípios. Paralelo a isso, o Brasil viveu eleições para Governo do Estado e Presidência da República, assistiu a uma onda crescente de ataques a escolas e está na expectativa de novos rumos para a economia.

Os Blogs do Doc.com e do Johnny conversaram com os prefeitos que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) para saber como cada um enfrentou essas situações, o que fez e quais as expectativas para esses meses que ainda têm pela frente. Dando sequência a série de reportagens, a entrevista de hoje (2) é com a prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski.

BD/BJ - A senhora já completou pouco mais de dois anos de mandato. Quais foram as maiores dificuldades e as maiores conquistas da administração até agora?

Dayane Sovinski - Como prefeita de primeiro mandato, enfrentei uma grande dificuldade com a baixa receita do nosso Município. Infelizmente, somos um dos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Paraná, e uma das principais fontes de arrecadação era o pedágio, que perdemos devido ao fim do contrato. Apesar desse desafio, conseguimos alcançar importantes conquistas por meio de emendas e convênios. Uma das áreas que recebemos atenção prioritária foi a educação.

Realizamos a reforma e melhoria em todas as nossas escolas, proporcionando um ambiente mais adequado e propício ao aprendizado para nossos estudantes. Além disso, demos início à revitalização da avenida principal, com a construção de um calçadão, o que trouxe uma nova imagem para o nosso Município, tornando-o mais atrativo para moradores e visitantes. Outro grande avanço foi a aquisição do terreno para a implantação do tão sonhado parque industrial. Essa iniciativa visa atrair novos investimentos e gerar empregos para nossa população, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Também adquirimos um terreno destinado à construção de um conjunto habitacional, buscando suprir a demanda por moradias dignas e acessíveis. Além dessas realizações, conseguimos pavimentar várias ruas, melhorando a infraestrutura do Município e proporcionando mais segurança e conforto para os cidadãos. Essas conquistas são ainda mais significativas se considerarmos o curto espaço de tempo disponível para a execução das ações. Apesar dos desafios financeiros, nossa administração tem se esforçado para buscar alternativas e parcerias que impulsionem o desenvolvimento do Município. Estamos comprometidos em enfrentar os obstáculos e trabalhar arduamente para melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes, buscando sempre o crescimento sustentável e equitativo.

BD/BJ - Qual foi o impacto da pandemia na arrecadação do município e no repasse dos recursos federais e estaduais e como a administração lidou com isso?

Dayane Sovinski - Assumir a gestão durante a pandemia foi um desafio significativo. Trabalhamos com cautela e, graças à proximidade com o governador e ao acesso à Casa Civil, conseguimos obter recursos importantes para todas as áreas do Município. Essa parceria estratégica nos permitiu enfrentar os desafios impostos pela crise de saúde global de forma eficiente e atender às necessidades da população.

BD/BJ- Os municípios foram impactados com a onda de ameaças de violência contra as escolas. Como a administração está trabalhando para garantir a segurança?

Dayane Sovinski - Sim, realizamos reuniões e adotamos ações para tranquilizar os pais e alunos. Reforçamos as medidas de segurança nas escolas, como a implementação de sinais de emergência, em parceria com a AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais). Além disso, solicitamos o reforço da Polícia Militar nas entradas das escolas, visando garantir a segurança dos estudantes. Essas iniciativas foram importantes para proporcionar um ambiente seguro e protegido durante esse período desafiador.

BD/BJ - Das metas de campanha, quais a senhora conseguiu alcançar?

Dayane Sovinski - Ainda há muito a ser feito, mas é gratificante compartilhar que, na última reunião com o secretariado, constatamos que, em apenas dois anos, já alcançamos mais de 70% das metas estabelecidas em nosso plano de governo. Esse resultado é fruto do comprometimento e trabalho incansável de toda a equipe, bem como da parceria e apoio da comunidade. Seguimos firmes no propósito de cumprir todas as promessas assumidas, buscando constantemente o progresso e a melhoria contínua para nosso Município.

BD/BJ - Qual o maior desafio dessa gestão ainda por vencer?

Dayane Sovinski - Enfrentamos um desafio significativo ao buscar atrair empresas para se instalarem em nosso Município, visando impulsionar a geração de empregos e o aumento da arrecadação. Reconhecemos a importância desse objetivo para o desenvolvimento econômico e social de nossa comunidade. Estamos empenhados em criar um ambiente favorável aos negócios, oferecendo incentivos e benefícios que atraiam investidores e empresas de diversos setores. Além disso, buscamos estabelecer parcerias estratégicas com entidades e órgãos governamentais, a fim de promover nosso município como um local atrativo para empreendimentos. Continuaremos dedicando esforços para superar esse desafio e trabalhar incansavelmente para trazer mais oportunidades de emprego e desenvolvimento para nossa região.

BD/BJ - Nestes 20 meses que faltam para terminar o mandato, qual a sua expectativa e o que os munícipes podem esperar?

Dayane Sovinski - As expectativas são extremamente positivas em relação à conclusão do nosso plano de governo. Os munícipes podem contar com um grande empenho de minha parte e de toda a equipe envolvida. Estamos comprometidos em seguir adiante com determinação, buscando atender às necessidades e demandas da população de forma eficiente e responsável. Trabalharemos incansavelmente para implementar todas as ações e projetos planejados, visando a melhoria contínua do nosso Município. A dedicação e o compromisso com o bem-estar dos munícipes são prioridades absolutas em nossa administração. Juntos, faremos a diferença e alcançaremos resultados significativos para a comunidade que servimos.

BD/BJ - Como a senhora avalia a gestão do governador Ratinho Junior e do Presidente Lula?

Dayane Sovinski - É fácil falar sobre o governo Ratinho devido aos números expressivos e aos recursos significativos destinados aos municípios durante sua gestão. No entanto, é importante reconhecer que ainda é cedo para fazer uma avaliação completa sobre o Governo Lula, uma vez que seu mandato atual começou recentemente. No entanto, expressamos o desejo de que o governo Lula seja bem-sucedido em suas iniciativas e traga benefícios significativos para a população. Estamos otimistas e esperamos que as ações e políticas implementadas ao longo de seu mandato possam contribuir positivamente para o desenvolvimento e o progresso do país. Acreditamos na importância de uma gestão eficiente e voltada para o bem-estar de todos os cidadãos.

BD/BJ - Ano que vem é ano de eleição municipal, a senhora já tem definido se será candidato a reeleição?

Dayane Sovinski - Entendemos e compartilhamos o desejo de reeleição, pois acreditamos que é fundamental dar continuidade ao projeto que tem demonstrado resultados positivos em nosso Município. Ao longo de nosso mandato, temos trabalhado incansavelmente para promover avanços significativos e melhorar a qualidade de vida dos munícipes de Imbaú. No entanto, é importante ressaltar que a reeleição não é apenas um fim em si mesmo. É uma oportunidade para reafirmar nosso compromisso com a comunidade e seguir adiante com a implementação de políticas públicas eficazes.

Nosso objetivo é atender às necessidades da população, promover o desenvolvimento sustentável, garantir acesso a serviços de qualidade e criar um ambiente propício ao crescimento econômico e social. Desejamos continuar trabalhando em estreita colaboração com os munícipes, ouvindo suas demandas, considerando suas sugestões e promovendo uma gestão transparente e participativa. Juntos, podemos alcançar grandes conquistas e construir um futuro ainda mais próspero para Imbaú. Contamos com o apoio e a confiança de todos para seguir adiante com essa jornada de sucesso.