Fechar
Sábado, 27 de abril de 2024
Sábado, 27 de abril de 2024
Castro 11/12/2023

Castro recebe oficialmente o selo Susaf/PR

Com a adesão, Prefeitura pode habilitar agroindústrias locais, familiares e de pequeno porte, que respeitam as normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), para a comercialização de seus produtos para cidades de todo Paraná

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Castro recebe oficialmente o selo Susaf/PR

Na quinta-feira (7) Castro recebeu oficialmente o certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR). Com a adesão do município ao Susaf, a Prefeitura pode habilitar agroindústrias locais, familiares e de pequeno porte e que respeitam as normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para a comercialização de seus produtos para cidades de todo Paraná.

Para alcançar o certificado, Castro teve que provar a qualidade sanitária dos produtos oriundos da agroindústria nessas categorias. Ao citar a importância do selo para o setor agroindustrial do município, durante a cerimônia de entrega, o deputado estadual Moacyr Fadel lembrou que o esforço para adesão ao Susaf começou há anos em Castro. O parlamentar, que é castrense, também afirmou que a produção da agroindústria familiar de Castro é de qualidade muito boa.

Tais esforços também foram destacados pelo secretário municipal de Agricultura, Carlos Alberto de Oliveira (Beto Marinho). Ele agradeceu o apoio dos profissionais e das instituições que contribuíram com a empreitada no município, e ressaltou que o papel da Secretaria de Agricultura é dar continuidade ao trabalho.

Qualidade

O diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, ao se pronunciar no evento, citou que Castro tem ótimos produtos e ótimos produtores, e afirmou que a adesão do município ao Susaf atesta a qualidade das agroindústrias locais.

“O fato de estarmos concedendo o Susaf a Castro não quer dizer que estamos declarando que a cidade pode faz o que quer, e sim que estamos reconhecendo, junto ao serviço da inspeção e da Vigilância, que vocês têm condições de atestar que os produtos daqui podem ser comercializados em outras cidades”.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, citou em sua fala que com o Susaf, Castro deixa de poder comercializar seus produtos apenas com os mais de 72 mil habitantes castrenses e passa a ter a oportunidade de vender para os mais de 11 milhões de pessoas que vivem no Paraná.

“O objetivo do selo é destravar e gerar oportunidade aos produtores, e com a adesão, a agroindústria castrense poderá comercializar em todo estado. Em outras palavras, isso está dizendo: o teu serviço de inspeção é bom. Agora o município deve dar continuidade”, ressaltou.

Responsável por finalizar os discursos na cerimônia de entrega, o prefeito de Castro, Álvaro Telles parabenizou os produtores castrenses, e lembrou que o selo representa para o município a possibilidade de geração de mais renda e mais empregos. “Isso para nós é motivo de orgulho”, destacou, citando ainda os esforços da Secretaria Municipal de Agricultura, para a certificação. “Essa conquista é mérito do trabalho de vocês”, finalizou.

Oportunidade

Uma das agroindústrias com perspectiva de ampliar a comercialização é a Queijaria Melkland, que recebeu visita da equipe do Sistema Estadual de Agricultura após a cerimônia de entrega. Criada em 2019, a queijaria foi uma estratégia dos proprietários Marco e Agnes Van der Vinne para diversificar a propriedade. Eles já atuavam na área da agricultura e da atividade leiteira. Hoje, produzem parmesão, gouda, cheddar, e o autoral “queijo Castro” – com casca lavada com cerveja artesanal também feita na cidade.

“No último ano começamos a nos preparar para atender um público maior. Há procura de pessoas que querem vender em outras cidades, lojas de queijos. A ideia é que, assim que sair o Susaf, começar a atender esse público. A expectativa é aumentar pelo menos três vezes a produção”, conta Marcos.

No evento, ele elogiou o esforço conjunto para adesão do município ao Susaf/PR. "Às vezes, como produtor, a gente não conhece o que vocês fazem. Mas hoje eu vejo o quanto foi feito. Esse trabalho traz vida para nós, nos dá motivação para produzir". (Com assessoria e informações da Agência Estadual de Notícias)