Fechar
Sábado, 27 de abril de 2024
Sábado, 27 de abril de 2024
Cidades 22/03/2024

Com pesquisas e soluções para cidades, Estado encerra participação no Smart City

Evento reuniu mais de 15 mil pessoas ao longo de três dias. Governo do Estado esteve presente com o stand Smart Paraná, coordenado pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital

Ouça a notícia Ouça a notícia – Tempo de leitura aprox. --
Com pesquisas e soluções para cidades, Estado encerra participação no Smart City

Com apresentação de projetos e ações inovadoras, o Governo do Estado finalizou sua participação na quinta edição do Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes do Brasil. A feira reuniu mais de 15 mil pessoas ao longo dos três dias, permitindo a troca de experiências e a integração entre empresas, órgãos do setor público e setor privado para apresentar soluções para criar um futuro melhor e mais sustentável para cidades e seus cidadãos.

As ações do Estado foram comandadas pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em conjunto com secretarias do Turismo, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fomento Paraná, BRDE, Sanepar, Celepar e Copel. 

O secretário estadual da Inovação, Marcelo Rangel, ressaltou a importância da participação do governo na feira. “A participação do Estado no Smat City mostrou o potencial do Paraná para continuar liderando o cenário da inovação do Brasil. Isso reforça o nosso foco em fazer mais e de forma diferente, colocando em foco a nossa capacidade de impulsionar o progresso no Paraná”, afirmou.

O stand Smart Paraná, ofereceu mais de 20 palestras sobre projetos e investimentos em tecnologia, inovação e governança. Os órgãos estaduais puderam apresentar seus principais projetos referentes a cidades inteligentes. O Tecpar, por exemplo, falou sobre o uso de ferramentas de Business Inteligence (BI) para monitorar a segurança alimentar e nutricional da alimentação escolar e soluções tecnológicas para a segurança viária nas cidades.

A Fundação Araucária, que tem trabalhado para fomentar pesquisas em áreas estratégicas como cidades inteligentes e transformação digital, além de biotecnologia e saúde, agronegócio e agricultura, energia renovável e desenvolvimento sustentável, apresentou as suas redes colaborativas (Novos Arranjos de Pesquisa) voltadas especificamente para questões urbanas.

“Grande parte das pesquisas que nós fomentamos acabam convergindo com o meio urbano. Isso é natural. Hoje temos cerca de 20 redes olhando especificamente para essas questões urbanas. O papel da CT&I é desenvolver e produzir conhecimento para que estas soluções sejam efetivadas”, destacou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa. 

Outro destaque foi a apresentação do Projetek, programa idealizado em 2022 pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para atender demandas de projetos executivos de pequenos municípios, com até 30 mil habitantes, para obras de infraestrutura urbana e predial. A inciativa tem amparo no programa Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni), que busca incentivar o crescimento socioeconômico, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços.

O stand também contou um estúdio de podcast montado em parceria com a GazzConecta, da Gazeta do Povo, com rodadas de podcasts diário e cobertura exclusiva do evento. Segundo a head da GazzConetca, Millena Prado, foram mais de 35 programas apresentados nos três dias de evento.

“A parceria entre GazzConecta e Secretaria de Inovação foi fundamental para traduzir para a população o que os agentes públicos estão fazendo de inovador e de que forma isso reverbera no dia a dia do cidadão”, complementou.

Fábrica de ideias

Outro destaque da semana, que pega o espírito do evento, foi o anúncio da Fábrica de Ideias, realizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O investimento é de R$ 200 milhões no espaço de 34 mil metros quadrados, na antiga fábrica da Ambev, localizada no bairro Rebouças, em Curitiba. O objetivo é que o espaço se torne o maior centro de inovação e tecnologia da América Latina, acelerando empresas e startups. (Com assessoria)