Fechar
Terça, 25 de junho de 2024
Terça, 25 de junho de 2024
Ponta Grossa 25/03/2024

PG aplica mais de mil doses no 1º dia da Campanha de Vacinação contra a Gripe

A cidade antecipou para o último sábado (23) o início da Campanha, realizando ampla ação com o Ônibus da Vacina ao lado da Estação Saudade, no Centro

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
PG aplica mais de mil doses no 1º dia da Campanha de Vacinação contra a Gripe

O primeiro dia de vacinação contra a gripe atingiu número expressivo em Ponta Grossa. A cidade antecipou para o último sábado (23) o início da Campanha, realizando ampla ação com o Ônibus da Vacina ao lado da Estação Saudade, no Centro. Mais de mil doses contra a Influenza foram aplicadas na abertura, além de vacinas de rotina e contra a covid-19.

Conforme os números levantados pelo setor de Imunização, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a ação de sábado aplicou, ao todo, 1.761 doses, sendo 216 vacinas de rotina, 395 contra covid e 1.150 contra a gripe.

"A ação teve um saldo bem positivo. Houve uma procura bem grande do grupo prioritário, principalmente de idosos, que fazem parte dos grupos que mais comparecem nas campanhas. O nosso chamamento, que começou na quinta-feira para o início antecipado da campanha, teve um bom resultado. Esperamos que a população continue procurando as Unidades de Saúde para se vacinar", frisa a coordenadora do Departamento de Imunização de Ponta Grossa, Stela Godoy.

A campanha contra a gripe tem sequência com as doses aplicadas, além do Ônibus, nas salas de vacinação instaladas nas Unidades de Saúde. Ao todo, são 22 salas que atendem das 9h às 17h, e mais duas com atendimento até 21h: Luís Conrado Mansani (Uvaranas) e Rômulo Pazzinato (Nova Rússia), possibilitando a ida dos munícipes em horários alternativos. A campanha vai seguir até o dia 31 de maio, sendo 13 de abril o ‘Dia D’ de divulgação e mobilização nacional.

Estão elencados como grupos prioritários para receberem a vacina: crianças de seis meses a menores de seis anos; crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos.

Também compõem grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários. Fazem parte, ainda, funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Salas de vacinação de Ponta Grossa

Adam Polan (Palmeirinha)
Alfredo Levandovski (Gralha Azul)
Antero de Mello (Rio Verde)
Antonio Russo (São José)
Carlos Ribeiro de Macedo (Parque do Café)
Cleon de Macedo (Vila Rubini)
Cyro de Lima Garcia (Oficinas)
Egon Roskamp (Santa Paula)
Jayme Gusman (Vila Estrela)
José Bueno (Jacarandá)
José Carlos Araújo (Cará-Cará)
João de Oliveira Bello (Guaragi)
Júlio Azevedo (Vila Vilela)
Lauro Müller (Santa Maria)
Lubomir Antonio Urban (31 de Março)
Luís Conrado Mansani (Uvaranas)
Madre Josefa (Vila Princesa)
Nilton Luiz de Castro (Tarobá)
Ottoniel Pimentel (Vila Cipa)
Rômulo Pazzinato (Nova Rússia)
Roberto de Jesus Portela (Ronda)
Santo Domingo Zampier (Costa Rica)
Sharise Angélica Arruda (Recanto Verde)
Zilda Arns (Pq N. Sra. das Graças)

(Com assessoria)