Fechar
Terça, 25 de junho de 2024
Terça, 25 de junho de 2024
Ponta Grossa 31/03/2024

Prefeitura promove Semana Municipal da Capoeira

A abertura oficial está marcada para as 19 horas desta segunda-feira (1°), no Lago de Olarias

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura promove Semana Municipal da Capoeira

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza, entre os dias 1º e 7 de abril, a Semana Municipal da Capoeira. Durante os sete dias haverá uma série de atividades, como rodas de capoeira, oficinas e palestras em diversos pontos da cidade. Os eventos acontecem nos períodos da manhã, tarde e noite. A abertura oficial está marcada para as 19 horas desta segunda-feira (1°), no Lago de Olarias.

O objetivo da Semana é promover a capoeira no município. Durante todos os dias serão oferecidas oficinas aos capoeiristas e também para o público em geral. Uma das organizadoras do evento, Ester Schwebel, explica que estão previstas apresentações e rodas de capoeira, mas também oficinas de outras culturas populares que caminham junto com essa arte, como o samba de roda, jongo e maculelê.

Embora a abertura oficial seja às 19 horas, durante a segunda-feira já iniciam as atividades da ‘Vivência da Capoeira’ – oficinas que serão realizadas em escolas municipais da cidade até sexta-feira. Na terça-feira, além dessa atividade, será realizada a ‘Vivência da Capoeira’ na comunidade quilombola do Sutil.

Na quarta-feira e na quinta-feira, a partir das 19 horas, acontece a oficina ‘Brincapoeira – A arte de brincar com o corpo’, na Faculdade Santana e no Campus Uvaranas da UEPG, respectivamente.

Na sexta-feira será realizada a oficina ‘Descomplicando o Berimbau’, no Núcleo Ouro Verde, a partir das 19 horas. Às 20h30 do mesmo dia acontece a palestra ’Metodologia e fundamentos da capoeira regional’.

Para o sábado estão previstas as atividades ‘Circuito motor voltado ao desenvolvimento aos movimentos da capoeira’, a partir das 9 horas; ‘Capoeira contemporânea’, às 10h30; ‘Movimentações, cânticos e fundamentos da Capoeira Angola’, Às 13h30; ‘Metodologia iniciante e avançado para crianças e adultos’, às 15 horas; ‘Base de Acrobacias e Saltos’, às 16h30. Todas essas atividades acontecem no Ginásio de Esportes “Zukão”. Às 19 horas, a programação do dia se encerra com uma apresentação de ‘Samba de roda’, no Centro de Criatividade.

A programação será concluída no domingo, dia 7, também no “Zukão”, com as seguintes atividades: ‘Jongo – Expressão da Cultura Popular Brasileira’, às 9 horas; ‘Capoeira Musicalidade – Ritmos de Matriz Africana e Roda de Conversa sobre cultura ancestral’, às 10h30; ‘Musicalidade e capoeira na educação infantil’, às 14 horas; ‘Maculelê, cultura popular’, às 15h30. (Com assessoria)