Fechar
Segunda, 29 de abril de 2024
Segunda, 29 de abril de 2024
Últimas Notícias 02/04/2024

Fundação de Saúde reforça que UPAs são destinadas para atendimentos de emergência

Orientação da FMS é para que pacientes com suspeita de dengue procurem as Unidades de Saúde dos bairros ou as Unidades Sentinelas, criadas para o atendimento de casos suspeitos

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Fundação de Saúde reforça que UPAs são destinadas para atendimentos de emergência

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) reforça que as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) têm como prioridade o atendimento a casos de emergência e urgência médica. De acordo com a presidente da FMS, Priscila Degraf, a procura pelas UPAs, principalmente para o atendimento de casos suspeitos de dengue, teve grande aumento nesta segunda-feira (1º), motivo que levou a FMS a reforçar a orientação para que a população só procure a UPA em casos que sejam urgentes.

“Quando um paciente procura atendimento na UPA, sem que o caso se caracterize como uma emergência, acaba sobrecarregando o sistema e prejudicando o atendimento a outros pacientes. Por isso, estamos solicitando à população que, em casos que não sejam de emergência, inclusive suspeita de dengue, procure uma unidade do bairro ou uma das Unidades Sentinelas, que ficam ao lado dos terminais de Uvaranas, Nova Rússia e Oficinas. Com a alta procura, corremos o risco de ficarmos sem capacidade operacional para atender tantas pessoas em um único dia”, ressaltou a presidente da FMS, Priscila Degraf.

Segundo Priscila, a capacidade operacional da UPA Santa Paula é de 338 pacientes por dia. Porém, nesta segunda-feira (1°), até pouco antes das 17 horas já haviam sido atendidas 427 pessoas. “Estamos orientando as pessoas, principalmente as que apresentam sintomas leves, a não procurarem a UPA neste momento. O mais adequado é ir até uma das Unidades de Saúde de referência”, afirmou.

Unidades Sentinelas

A presidente da FMS explica ainda que as Unidades Sentinelas, localizadas ao lado dos terminais de Uvaranas, Oficinas e Nova Rússia contam, cada uma, com dois médicos, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e residentes.

“Nestas unidades é possível fazer o exame de dengue de forma imediata, com diagnóstico em algumas horas. Em caso de suspeita de dengue ou para tirar alguma dúvida, a população pode ligar também no Call Center através do telefone (42) 2102-8000”, lembra.

As Unidades Sentinelas foram criadas pela Prefeitura para atender a população dando prioridade aos casos suspeitos de dengue. Elas estão instaladas em locais estratégicos, próximo aos terminais de transporte coletivo, nas unidades Rômulo Pazzinato (Nova Rússia), Luís Conrado Mansani (Uvaranas) e Cyro de Lima Garcia (Oficinas). (Com assessoria)