Fechar
Segunda, 29 de abril de 2024
Segunda, 29 de abril de 2024
Política 13/04/2024

Prefeita Elizabeth nomeia Carla Kritski para o Meio Ambiente e Rafael Mansani no Iplan

Carla Kritski entra no lugar de Sandro Bandeira no Meio Ambiente, enquanto Rafael Mansani substitui Celso Sant'Ana no Iplan. As mudanças ocorrem depois do rompimento entre a prefeita Elizabeth Schmidt e o ex-prefeito Marcelo Rangel

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeita Elizabeth nomeia Carla Kritski para o Meio Ambiente e Rafael Mansani no Iplan

Foram nomeados nesta sexta-feira (12) e serão empossados na segunda-feira (15), pela prefeita Elizabeth Schmidt (UB), a nova secretária de Meio Ambiente e o novo presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan): Carla Martins Kritski e Rafael Gustavo Mansani, respectivamente.

Carla Kritski é formada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e bacharel em Agronomia pelo Cescage. A nova secretária de Meio Ambiente tem MBA em Gestão Ambiental e Controle de Qualidade (Faculdade União), além de Extensão Universitária em Comércio Exterior para o Agronegócio (Universidade Federal do Paraná). Atuou profissionalmente em empresas como BASF, Coamo e Louis Dreyfus. É perita ambiental (2023) e gestora ambiental (2024).

Rafael Mansani é engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com especialização em Segurança do Trabalho com MBA em Gestão Pública Municipal e mestrado em Engenharia de Produção peła Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua como engenheiro civil e perito judicial. Foi presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa, conselheiro e vice-presidente no Conselho de Desenvolvimento Econômico por dois mandatos. Foi Inspetor chefe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná e Coordenador Regional - Paranacidade, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do estado do Paraná, atuando em mais de 32 municípios da Região dos Campos Gerais.

A prefeita Elizabeth Schmidt justificou a escolha de ambos pela experiência profissional. “Tenho a certeza de que tanto a Carla quanto o Rafael terão muito a contribuir com o município por serem profissionais experientes. Carla tem ótima vivência em gestão ambiental, enquanto o Rafael já somou em outros órgãos governamentais, conselhos e na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa”, disse a prefeita.

Exonerações

As mudanças no Meio Ambiente e no Iplan ocorrem depois do rompimento político entre a prefeita Elizabeth Schmidt e o ex-prefeito Marcelo Rangel (PSD). O engenheiro Celso Sant'Ana, que respondia pelo Iplan, pediu o desligamento do cargo na semana passada, enquanto Sandro Bandeira, que estava no Meio Ambiente, teve a exoneração publicada na edição de ontem (12) do Diário Oficial do Município. Ele era indicação do vereador Leandro Bianco (Republicanos), que é ligado a Rangel.

Além da exoneração de Bandeira, contanto a edição normal e uma edição complementar do Diário Oficial do Município de ontem, somam 44 os cargos em comissão desligados da Prefeitura de Ponta Grossa. Além destes, a informação que se tem é de que outras dezenas de cargos devem ter o mesmo fim nos príximos dias.

O rompimento entre Elizabeth e Rangel provocou uma antecipação do processo eleitoral em Ponta Grossa. As convenções só acontecem entre final de julho e começo de agosto, mas com as candidaturas praticamente definidas desde já, a campanha promete ser longa na Princesa dos Campos. (Com assessoria)