Fechar
Quinta, 07 de novembro de 2024
Quinta, 07 de novembro de 2024
Ponta Grossa 24/09/2024

Corpo de Bombeiros detalha combate a incêndios florestais

O comandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros de PG, tenente-coronel Rafael Lorenzetto, participou, a convite do Conselho de Segurança de Ponta Grossa (Conseg), da reunião da diretoria da ACIPG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Corpo de Bombeiros detalha combate a incêndios florestais

O Corpo de Bombeiros esteve na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) na última segunda-feira (23) e detalhou o trabalho que vem sendo feito no combate aos incêndios florestais na região.

O comandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, tenente-coronel Rafael Lorenzetto, participou, a convite do Conselho de Segurança de Ponta Grossa (Conseg), da reunião da diretoria da ACIPG. Ele destacou as ações que a corporação vem realizando para atenuar os incêndios, além de expor medidas que podem ser tomadas para evitar novas queimadas e responder a dúvidas dos empresários presentes no encontro.

De acordo com números detalhados pelo Corpo de Bombeiros, Ponta Grossa é a cidade com o maior número de atendimentos a ocorrências de incêndios florestais no Paraná, e a ACIPG pode auxiliar nesse combate, devido à sua influência junto à comunidade empresarial.

“Nossas estatísticas mostram que Ponta Grossa é a cidade que mais atendeu a ocorrências de incêndios florestais no ano de 2024 no estado do Paraná. Portanto, este apoio da ACIPG é fundamental, até mesmo pela influência que a entidade possui, com tantos associados, indústrias e empresários. Para nós, é muito importante que possamos estreitar esses laços e conseguir, de maneira mais rápida, dar uma resposta a esses incêndios”, afirmou o tenente-coronel.

Ao longo da reunião, a ACIPG e os empresários se colocaram à disposição para auxiliar no combate aos incêndios, além de apresentar sugestões de como o setor produtivo pode ajudar o Corpo de Bombeiros.

“Estamos atendendo às ocorrências na cidade de Ponta Grossa e na região dos Campos Gerais, porém, a demanda está muito superior ao nosso poder de resposta. Surgiram novas ideias durante esta reunião para abordar os produtores rurais, indústrias e outros núcleos que estão diretamente envolvidos com as questões dos incêndios florestais, para que esses setores possam receber treinamentos e, eventualmente, dar apoio para a reposição de equipamentos que estão sendo danificados pela alta demanda. Os Bombeiros estão à disposição, seja na área de incêndios florestais ou em vistorias preventivas, já que temos nosso plantão no setor de engenharia contra incêndios, que está aberto a semana toda para quem tiver interesse em sanar suas dúvidas”, explicou Rafael Lorenzetto.

Durante a reunião, também foram abordados outros temas de interesse do setor produtivo, como os cuidados com as instalações de postos de abastecimento para carros elétricos em edifícios e construções de grande porte.

“A discussão foi muito produtiva e salutar a respeito dos carros elétricos. A questão do carregamento de carros elétricos levaremos ao nosso comando em Curitiba, porque é uma situação preocupante. Exige cuidado, já que pode ocasionar incêndios e prejuízos para outros veículos próximos ou garagens de prédios e shoppings”, detalhou o comandante dos Bombeiros em Ponta Grossa. (Com assessoria)