Fechar
Quinta-feira, 22 de maio de 2025
Quinta-feira, 22 de maio de 2025
Ponta Grossa 15/05/2025

Ponta Grossa recebe o Pint of Science 2025 na próxima semana

O evento será realizado entre segunda-feira (19) e quarta-feira (21), no bar Frederico Cervejas, com entrada gratuita

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ponta Grossa recebe o Pint of Science 2025 na próxima semana

Na próxima semana, Ponta Grossa se junta a outras 168 cidades brasileiras para receber o Pint of Science 2025, o maior festival internacional de divulgação científica do mundo. O evento será realizado entre segunda-feira (19) e quarta-feira (21), no bar Frederico Cervejas, com entrada gratuita e uma programação recheada de ciência, conversa boa e descontração.

A iniciativa é organizada localmente pelo Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O evento leva ao público debates científicos em ambientes informais como bares e restaurantes, aproximando pesquisadores da sociedade em uma linguagem acessível.

A coordenação local é do professor Igor de Paiva Affonso, do Departamento de Ensino da UTFPR – Campus Ponta Grossa . Biólogo de formação e entusiasta da comunicação científica, Affonso também participa da programação de encerramento do festival com a palestra do dia 21, intitulada "De Galápagos a Vila Velha: por que alguns bichos não têm medo?"

Para o coordenador, a expectativa para o evento é alta, especialmente por se tratar de uma retomada após a pandemia. “A minha expectativa para o evento é muito grande, porque a gente teve o Pint of Science antes da pandemia, desde então essa é a retomada do evento. Na época, em 2019, tivemos um público de 960 pessoas ao longo dos três dias, em dois bares diferentes. Agora, voltamos em um único local, e essa retomada tem um sabor especial.

As palestras foram cuidadosamente selecionadas pelo comitê científico, buscando abordar temas que despertam curiosidade e envolvem o público. E o mais legal é essa aproximação entre quem faz ciência e quem normalmente está distante da academia. Durante o evento geralmente surgem momentos em que palestrantes se sentam à mesa com os ouvintes, e rola um bate-papo mais íntimo, fora da formalidade. Isso não está no cronograma oficial, mas sempre acontece — e, para mim, é a melhor parte do evento”, destaca Affonso.

Entre os temas que serão abordados estão vícios, alimentos, ensino, ciência forense, inteligência artificial, e até uma provocativa pergunta: "Existem ciborgues entre nós?"

Um brinde à ciência: 10 anos de Pint of Science no Brasil

O Pint of Science nasceu em 2013 no Reino Unido e foi trazido ao Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos (SP). Dez anos depois, o país é o líder mundial em número de cidades participantes, com 169 municípios mobilizados — mais que o próprio Reino Unido. Ao todo, o festival será realizado este ano em 27 países, sendo a Espanha (75 cidades) e a França (61) os países com maior presença após o Brasil.

O tema central da edição de 2025 é "Tempo de mudanças", refletindo os desafios atuais enfrentados pela ciência e pela sociedade. A edição deste ano conta com apoio do Instituto Clima e Sociedade, parceiro oficial do evento.

Em todo o país, mais de dois mil voluntários estarão engajados nas noites do festival, criando pontes entre a pesquisa acadêmica e o cotidiano das pessoas.

Não é preciso se inscrever basta chegar ao local e participar. A programação oficial completa você confere abaixo: (Com assessoria)